MENU

BUSCA

Operação conjunta apreende maquinário em garimpo de São Félix do Xingu

Área de lavra conhecida como garimpo Pedra Preta estava com licenças vencidas

O Liberal

Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, Semas e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizada na última segunda-feira (27), na Base fixa de São Félix do Xingu, resultou na apreensão de cinco escavadeiras que estavam sendo usadas no garimpo Pedra Preta, que fica a 81 quilômetros da sede do município. A lavra estava com as licenças ambientais vencidas, o que levou à ação dos agentes que atuam diariamente na região.

VEJA MAIS

 

A "Operação Curupira" foi desencadeada a partir do decreto governamental que fortalece a presença do Estado em regiões identificadas como críticas para crimes ambientais, como o desmatamento, a exploração ilegal de recursos naturais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos à natureza.

As ações prosseguem com duas bases fixas implantadas - uma em São Félix do Xingu e outra em Uruará - com a participação de mais de 100 agentes de segurança pública, fiscalização e meio ambiente. As polícias Militar, Civil e Científica, o Corpo de Bombeiros Militar, as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Fazenda (Sefa) e de Administração Penitenciária (Seap) e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) integram as ações da Base Fixa de São Félix do Xingu. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, é responsável pelo apoio às ações.

Polícia