Naufrágio na Ilha de Cotijuba: corpo da 23ª vítima já foi liberado e vai para Salvaterra, no Marajó
Traslado do corpo de Sofia Loren deve receber suporte do governo, diz Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup)
O corpo de Sofia Loren, criança de 4 anos que era a última vítima procurada do naufrágio da lancha "Dona Lourdes II", já foi liberado para os familiares após a confirmação de identidade, por meio de exame de DNA. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) diz que o Estado dará todo o suporte para o traslado do corpo até o município de Salvaterra, no Marajó.
VEJA MAIS
A família de Sophia mora na comunidade de São Veríssimo, zona rural do município, para onde o corpo da criança foi levado, ainda na tarde desta terça em uma lancha, e está sendo velado. O enterro está marcado para ocorrer nesta quarta-feira (19). Com a confirmação da identidade de Sofia, após a divulgação do resultado de DNA feita à família na segunda-feira, 17, torna a criança a 23ª vítima do naufrágio. A confirmação do resultado foi feita pela Polícia Científica do Pará (PCP).
O corpo de Sofia foi encontrado no dia 5 de setembro, em uma praia próximo ao município de Abaetetuba, nordeste do estado. Ela vinha sendo procurada por equipes de busca do Corpo de Bombeiros do Pará (CBMPA) desde o dia do naufrágio, em 8 de setembro deste ano. Foi mais de um mês de procura, realizada por mergulhadores, no interior da embarcação naufragada.
Em nota, a Segup reforça que um inquérito referente ao caso foi concluído pela Polícia Civil e remetido ao Poder Judiciário, no qual, foi indicado que o comandante da embarcação, Marcos de Souza Oliveira, de 34 anos, deve responder por homicídio doloso e crime marítimo. O mesmo segue preso, à disposição da Justiça.
Além disso, continua a expectativa de que a lancha naufragada seja retirada das águas da Baía do Marajó, para que seja possível realizar perícias e investigar mais a fundo as causas do naufrágio.
"A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social reitera que o processo licitatório para reflutuação da embarcação foi publicado novamente e terá abertura prevista para o próximo dia 20 de outubro, entretanto será analisado, uma vez que o corpo da criança, a última reclamada, foi encontrado e identificado", diz a Segup.
Com o reconhecimento do corpo de Sofia, agora o naufrágio passa a contabilizar, no total, 66 sobreviventes e 23 mortos (13 mulheres, seis homens e quatro crianças).