MENU

BUSCA

Morre idoso que sofria maus-tratos dos próprios filhos, em Abaeteuba

Roberto Moraes Bastos, que foi resgatado na última sexta-feira (18), juntamente com a esposa, foi internado na UPA do município, mas não resistiu

O Liberal

O idoso que foi resgatado na última sexta-feira (18), em Abaetetuba, vítima de maus-tratos, não resistiu aos ferimentos e morreu no último domingo (20), no município do nordeste paraense. A informação foi divulgada pela delegada Renata Gurgel, superintendente da Polícia Civil no Baixo Tocantins, que acompanha o caso. Ela explicou à reportagem que ele morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, onde estava internado após a polícia resgatá-lo.

VEJA MAIS:

Filhos são presos por manter casal de idosos em cárcere privado em Abaetetuba
O idoso, de 83 anos, foi encontrado deitado em uma cama extremamente debilitado e com diversas lesões pelo corpo

A esposa dele também foi resgatada do local. Segundo a delegada Renata Gurgel, ela segue recebendo assistência. "O sepultamento [do idoso] foi às 14h do domingo. A esposa está sendo acompanha pela assistência do município", detalhou a delegada. 

A princípio, Rosiane Rodrigues Bastos e Roberto Moraes Bastos, filhos do casal, foram presos pelos crimes de cárcere privado e lesão corporal gravíssima. Agora, os dois estão sendo investigados por homicídio. "E como o senhor morreu, nossa investigação agora é de homicídio, não mais cárcere e lesão gravíssima", explicou a delegada.

Os dois idosos foram encontrados trancados sozinhos dentro de uma residência, localizada no bairro Santa Rosa. A polícia chegou até o local após receber denúncia anônima informando que um idoso estava sofrendo maus-tratos. A equipe foi até o endereço e confirmou a veracidade das informações. 

Esse caso veio à tona após vídeos compartilhados em redes sociais mostrarem o casal de idosos sendo encontrado em situação crítica dentro de uma casa na rua Dias Carvalho no bairro Santa Rosa.

No momento do resgate, o idoso de 83 anos estava deitado em uma cama, extremamente debilitado e com diversas lesões pelo corpo Ele também estava visivelmente com um quadro grave de desnutrição. Na imagem que foi divulgada, é possível ver que o homem já estava com os ossos à mostra. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para prestar atendimento às vítimas.

O casal de filhos recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil do município. A Justiça concedeu liberdade mediante fiança aos dois, mas o Ministério Público recorreu da decisão, de acordo com a delegada Renata Gurgel.

"Foram soltos pela justiças horas após a prisão. O juiz de plantão arbitrou uma fiança de 12 mil reais para cada. Pagaram horas depois. O MP recorreu da decisão. Eles seguem em liberdade", finalizou a delegada Renata Gurgel.

Polícia