MENU

BUSCA

Manifestação na Arthur Bernardes: via é interditada nesta segunda-feira (23/05)

Grupo quer justiça após morte de um morador da área na semana passada

O Liberal

Moradores do bairro Paracuri 2, em Icoaraci, distrito de Belém, interditaram a rodovia Arthur Bernardes, próximo à rua da Paz, na manhã desta segunda-feira (23). O motivo é a morte do jovem Lucas Ferreira Bahia, de 22 anos, ocorrida na última quinta-feira (19), durante uma intervenção policial na região. Eles alegam que o rapaz seria inocente e não teria envolvimento com crimes. Com fogo em pneus e entulhos, os manifestantes pediram justiça e mais segurança. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar o ato público.

"Antes a gente olhava uma viatura e se sentia seguro. Hoje a gente só sente medo. Eles [policiais] ameaçam as pessoas porque elas têm tatuagem, dizem que é coisa de bandido. Tatuagem não define o caráter de ninguém. A gente mora nessa comunidade porque a gente precisa. Nós vivemos acuados aqui por conta deles. As crianças não podem mais nem brincar na rua porque eles vivem entrando em alta velocidade nas viaturas, apontando armas. Isso é uma injustiça. A gente só quer paz", disse a moradora.

Donis Leal é morador do Paracuri 2 há cinco anos, e afirma que a comunidade vem sendo abordada pela polícia de maneira injusta e violenta. "Pra eles todo mundo aqui é bandido. Tem muitas pessoas de bem aqui, que trabalham realmente. Nosso trabalho é na área pesqueira, a gente não tem hora pra sair nem pra voltar. É comum eles baterem, humilharem, levarem nosso dinheiro alegando que é do tráfico. A gente quer que essa violência cesse e que a comunidade seja respeitada", concluiu.

Depois de serem atendidos pela imprensa, os moradores liberaram a via, por volta das 10h30. O Corpo de Bombeiros esteve no local, apagou o fogo e fez a retirada dos entulhos. Não houve registro de confronto e a manifestação foi pacífica. O trânsito chegou a ficar bloqueado durante a manhã e havia uma fila de carros e motos esperando a liberação da rua.

A Polícia Civil do Pará informou que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios do distrito de Icoaraci. "Diligências estão sendo feitas para ouvir testemunhas e coletar mais informações sobre o ocorrido", destacou.

A reportagem solicitou nota à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e à Polícia Militar e aguarda retorno.

Relembre o caso

Durante uma intervenção policial realizada no bairro Paracuri 2, em Icoaraci, na última quinta-feira (19), Lucas Ferreira Bahia, de 22 anos, foi baleado após supostamente reagir a uma abordagem e atirar contra policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Segundo a Polícia Militar, com ele foram apreendidos uma arma de fogo, drogas e dois rádios comunicadores. Ele seria suspeito de integrar uma facção criminosa que teria participação em atentados contra agentes de segurança pública do Pará.

O caso aconteceu por volta das 5h, durante diligências da Operação Evasão, do Comando de Missões Especiais (CME), que visava recapturar foragidos do sistema penitenciário. A guarnição se deparou com quatro homens em via pública, no Paracuri 2, e iniciou a abordagem. Os suspeitos, então, teriam atirado contra os policiais e corrido em direção a uma residência localizada na rua da Paz. Lucas Bahia foi baleado e ainda chegou a ser socorrido, mas morreu antes da chegada do socorro.

Polícia