Juiz de Marituba decreta prisão de escrivão e motorista da Polícia Civil por concussão
Servidores estavam sendo investigados pela Corregedoria Geral após denúncia
O escrivão Paulo Sérgio Frade de Araujo e o motorista Sérgio Rocha da Silva, ambos da Polícia Civil, foram presos de maneira preventiva e afastados de seus cargos na tarde desta quarta-feira (26), em cumprimento aos mandados judiciais emitidos pelo juiz Roberto Rodrigues Brito Junior, da Vara Criminal de Marituba.
Os mandados foram cumpridos pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, por meio da Divisão de Crimes Funcionais (DCRIF), e levou os dois policiais em custódia.
Segundo a Polícia Civil, as ordens judiciais são decorrentes de processo criminal instaurado junto à Comarca de Marituba para apurar denúncia de suposto crime de concussão, que é a extorsão praticada por servidor público. O processo criminal ainda tramita na Comarca do município.
Após serem presos, escrivão e motorista ficarão recolhidos no presídio Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRECAN), em Santa Izabel do Pará, até posterior decisão judicial.
A DCRIF procedeu ao desarmamento funcional e pessoal dos policiais civis, que tiveram as armas, tanto corporativa quanto particular, recolhidas temporariamente por determinação da Justiça.
"As medidas cautelares determinadas pela Justiça visam a garantia do andamento das apurações para que os acusados soltos não venham a continuar a praticar crimes de mesma natureza ou dificultar a persecução penal, criando obstáculos à produção de provas, como ocultação de documentos, exercendo alguma espécie de constrangimento em testemunhas ou vítima", disse a Polícia Civil, em nota.