Incêndio de grandes proporções atinge ilha de Cotijuba
O fogo teria iniciado na tarde da última terça-feira (24) e ainda não foi controlado
Moradores da Ilha de Cotijuba, localizada há cerca de 26 km de distância de Belém, denunciam um incêndio de grandes proporções que estaria ocorrendo próximo à praia do ‘Vai Quem Quer’. Segundo relatos, as chamas teriam iniciado por volta das 16h de terça-feira (24) e até a noite desta quarta (25), não haviam sido controladas. Os moradores afirmam que teriam acionado o Corpo de Bombeiros, mas até o momento não teriam recebido ajuda ou resposta sobre o combate ao incêndio.
VEJA MAIS
Ainda não há informações sobre o que teria provocado o início das chamas. Testemunhas contam que notaram o sinistro ao perceber uma intensa fumaça na estrada da praia do Vai Quem Quer, que também fica próximo a uma fazenda. O medo dos moradores é que o fogo atinja as casas próximas ao local.
“A gente nem dormiu tentando apagar o fogo, mas ele já ta muito maior do que quando começou. Essa área onde ele tá é muito grande e a mata é de folhas secas, o que acabou fazendo com que se espalhasse mais tarde. Eu moro perto do trapiche e sai de lá para ajudar os moradores daqui. A gente tá trazendo água nos baldes e usando uns galhos para tentar conter, mas não tá dando jeito. Estamos apreensivos porque tem casas próximo ao local e pode atingir as famílias a qualquer momento”, conta Alcione Coelho Reis, moradora da Ilha.
Os moradores relatam que teriam acionado o Corpo de Bombeiros, ainda na terça-feira, para ajudar no combate ao incêndio, mas que não teriam recebido retorno. Os moradores relatam que a área onde o incêndio está ocorrendo é maior do que o local na praia da Saudade onde, recentemente, também houve um outro incêndio.
A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e a prefeitura de Belém e aguarda mais detalhes sobre o caso.
Casos recentes
Outro incêndio já havia sido registrado por moradores da Ilha de Cotijuba, desta vez, na praia da Saudade O caso ocorreu no dia 30 do mês passado. A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Pará (PMPA) à redação de O Liberal. Segundo o órgão, agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) foram acionados para comparecer ao local. Antes da chegada das autoridades, os próprios habitantes da ilha estariam tentando apagar as chamas. O fogo tomou conta do local por volta das 19h e não há informações sobre a causa do sinistro.