Guarda Municipal de Belém apreende 300 carretéis de Linha Chilena em Icoaraci
Segundo a Prefeitura, o material apreendido deve ser incinerado pela própria Guarda de Belém
Após denúncia recebida na manhã desta sexta-feira (05), o Grupamento Motorizado Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal de Belém (GMB) apreendeu 300 carretéis de linhas cortantes, as famosas "linhas chilenas", usadas para empinar pipas e papagaios.
Os produtos estavam sendo vendidos irregularmente em dois estabelecimentos comerciais no bairro da Agulha, em Icoaraci, Distrito de Belém. Segundo a Prefeitura, o material apreendido deve ser incinerado pela própria Guarda de Belém.
Pela Lei nº 9.455, sancionada este ano pelo prefeito Zenaldo Coutinho, fica proibida, no âmbito do município de Belém, a comercialização da linha encerada com quartzo moído, elementos que componham ferro, e demais metais, como óxido de alumínio, conhecida como mais popularmente como linha chilena, mas também chamada de linha indonésia, nylon e calonge.
A lei também estabelece que o uso de pipas no município de Belém somente poderá ser feito por maiores de dezoito anos ou por menores acompanhados de seus responsáveis legais.