MENU

BUSCA

Grupamento Tático Motorizado da Guarda Municipal de Belém tem efetivo ampliado

O grupamento Ronda da Capital passou de 30 guardas para 94 agentes da segurança municipal e de dez para 40 motocicletas

Nesta segunda-feira (01), o novo formato do Grupamento Motorizado Ronda da Capital (Rondac), da Guarda Municipal de Belém (GMB), foi apresentado na sede da corporação, no Umarizal. A Portaria 402/2020, publicada na edição do Diário Oficial do Município de Belém do dia 29 de maio, institui e reorganiza a estrutura do efetivo e de motocicletas. 

A principal mudança foi o  remanejamento de guardas e de motocicletas que faziam parte do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu). “A GMB tinha dois grupamentos motorizados, o Romu e o Rondac. Resolvemos transformar em apenas um único grupamento de motos, deixando o Romu com as rondas em viaturas”, explicou Guilherme Freitas,  inspetor-geral da Guarda. Com as mudanças, o grupamento Ronda da Capital passou de 30 guardas para 94 agentes da segurança municipal e de dez para 40 motocicletas. 

De acordo com o o inspetor-geral, essa nova estrutura vai contribuir para melhorar a qualidade do policiamento em toda a cidade. “O plano estratégico da corporação sentiu a necessidade de fazer mudanças com o intuito de otimizar o serviço especializado de pronta resposta. A GMB trabalha de forma incansável na busca pelo aprimoramento técnico e profissional dos guardas para que possam enfrentar e combater crimes de maneira satisfatória, com base no nosso compromisso, garantindo o bem-estar da população e a manutenção da ordem pública”, destacou ele.

A principal característica do Rondac é a facilidade de deslocamento pelo trânsito dos centros urbanos, de forma rápida e com grande mobilidade em terrenos de difícil acesso, vantagem necessária para a prevenção e o combate a crimes, explicou Lenilson Medeiros, inspetor e coordenador do Rondac.“O motopatrulhamento tem uma maior capacidade de locomoção e de atuação operacional nos locais de difícil acesso e com aglomeração de pessoas. Outro aspecto relevante é o baixo custo de aquisição e manutenção das motocicletas”, explica,

Com treze anos de existência o grupamento Ronda da Capital é subordinado à Divisão de Operações e atua nas mais diversas frentes, como proteção do patrimônio público, patrulhamento preventivo e ostensivo, buscas e apreensões em grandes eventos, escoltas táticas, além de dar apoio na ronda escolar e a outras unidades operacionais da GMB. O grupamento tem guardas altamente capacitados, armados, com a função de treinar, instruir e ministrar cursos de motopatrulhamento destinados a qualquer força da segurança pública.
Os motopatrulheiros atualmente vêm fiscalizando diariamente feiras livres, mercados, bairros e distritos no cumprimento das medidas contra a pandemia de covid-19.

Polícia