MENU

BUSCA

Melhorias em presidio de Paragominas tem impacto na diminuição da criminalidade no município

Além da implantação de procedimento e conduta, houve a reforma da unidade prisional

Sete dias após da implantação de novos procedimentos no Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRP), executado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a unidade prisional recebeu, na manhã desta quinta-feira (30), a visita de autoridades que acompanharam e avaliaram as atividades que estão sendo realizadas no local pelo Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Diretoria de Administração Penitenciária (DAP). 

O presidente da Câmara Municipal de Paragominas, Hézio Moreira, destacou a diminuição de crimes ligada a retomada de controle do presídio. “Eu saio daqui confiante e apoiando as ações realizadas aqui no sistema prisional, as ações mudaram a cara do centro de recuperação e isso já é evidente na estrutura física e no comportamento dos internos. Isso refletiu também na sociedade de Paragominas porque estamos há quase sete dias sem crimes de flagrante, como por exemplo, roubo e furto, que era recorrente aqui. Isso tem a mão forte do sistema e o procedimento adotado pela secretaria. A gente vem apoiar e sai com uma visão muito positiva desse novo sistema e sabendo que vai ser muito positivo para o município de Paragominas", afirma. 

Dentre as autoridades que visitaram a casa penal, estavam representantes do Ministério Público de Paragominas (MP), Defensoria Pública de Paragominas (DP), subseção de Paragominas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a prefeitura e a Câmara Municipal do município.

Além da implantação de procedimento e conduta, houve a reforma da unidade prisional, com reparos da estrutura e pintura por meio da mão de obra carcerária e acompanhamento da Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), da SEAP. Os internos também receberam uniformes novos e kits de higiene. Atividade de limpeza diária é realizada para garantir um ambiente limpo e digno para o cumprimento de pena. 

A presidente da OAB de Paragominas, Ângela Leite, também conversou com internos da unidade prisional em outra visita, além de ter conhecido a estrutura das salas de ensino e áreas de saúde do CRRP. “Confesso que fiquei surpreendida ao perceber o antes e depois. Notei que os internos estão satisfeitos”, afirmou.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, afirma que a retomada de controle e implantação de procedimentos era necessária na casa penal. "Essa era uma unidade comandada pelo crime. Agora acabou e ela não será mais comandada pelas organizações criminosas, mas sim pelo Estado", conclui. 

Polícia