Disque Denúncia contribui para a prevenção da criminalidade no Pará
Em 2023, foram registradas mais de 130 mil ligações para o serviço 181 e que foram fundamentais para o trabalho das forças de segurança
Levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mostra o papel cada vez mais expressivo que o serviço prestado pelo Disque Denúncia (181) vem ganhando ao incluir o cidadão no combate à criminalidade e auxiliar as forças de segurança no Pará. De janeiro a dezembro do ano passado, as informações repassadas via 181 tiveram um papel fundamental para a investigação e apuração de crimes no Estado. No total, foram 130.721 ligações recebidas e a maioria delas contribuiu de forma direta para o trabalho das polícias.
VEJA MAIS
As cinco principais ocorrências registradas em 2023 foram referentes ao tráfico de entorpecentes (8.809), poluição sonora (8.414), maus tratos contra animais (3.111), porte de entorpecentes (1.013) e abandono de animais (750).
O Disque Denúncia é um canal disponível à população, que pode e deve fornecer informações sobre crimes e ocorrências ilegais já consumadas. O serviço pode ser acionado de várias formas, a mais utilizada ainda é o telefone convencional 181, que somou 110.002 ligações, seguida pelo Whatsapp (91) 981159181, intermediado pela atendente virtual Iara, com 10.538 denúncias feitas.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, enfatiza a importância do 181 e da participação da população para auxiliar o trabalho de elucidação da polícia, contribuindo para a redução da criminalidade. “É muito importante que a população conheça todos os mecanismos de denúncia e colabore com a Segurança Pública, de forma anônima, sigilosa e gratuita. A sociedade é parceira, já enviou informações de vários casos que foram solucionados e nós queremos estreitar ainda mais essa parceria”, disse.
No último ano, o canal foi essencial para dar suporte às ações desenvolvidas pela Segup, a exemplo da operação “Esparavel”, realizada a partir de março de 2023 em Igarapé-Miri, região do Baixo Tocantins. Na ocasião, foram 110 denúncias recebidas que resultaram em inquéritos, termos circunstanciados de ocorrência, prisões e apreensões.
O órgão também esteve envolvido na ação de cidadania levada a municípios do Marajó Oriental e Ocidental como Soure, Cachoeira do Arari, Salvaterra e Breves. Por ocasião desse trabalho itinerante, a equipe do Disque Denúncia ministrou palestras, distribuiu material educativo sobre os canais disponibilizados à população e treinou os usuários locais do Sistema de Segurança.
Canais
O Pará é um dos poucos Estados do Brasil a ter cinco sistemas integrados para o cidadão se comunicar diretamente com a Segurança Pública. Além do número 181 existe o WhatsApp, atendido pela atendente virtual IARA (Inteligência Artificial Rápido e Anônimo), que é a versão on-line do serviço convencional, além do ChatBot, Formulário Web e e-mail.
O campo do chatbot (bate-papo) fica situado na parte inferior de todos os sites dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Pará, como o da própria Segup, das polícias Militar e Civil e também do Corpo de Bombeiros. Outro meio é o formulário on-line para o recebimento de denúncias no site segup.pa.gov.br. Após o recebimento das informações e o preenchimento de protocolo, as denúncias são destinadas aos órgãos competentes. E mais recentemente, foi disponibilizado também um endereço de e-mail (disquedenuncia181@segup.pa.gov.br). Em todos os casos, é garantido o sigilo e o anonimato do cidadão.