MENU

BUSCA

Criminosos são surpreendidos pela PM e fazem refém após assalto em Igarapé-Miri

Toda negociação durou cerca de duas horas

Redação Integrada

Um assalto que evoluiu para uma situação com refém tomou grande parte do fim da manhã e começo da tarde desta sexta-feira (28), se estendendo pelos municípios de Igarapé-Miri e Abaetetuba, no nordeste paraense. Roney Pantoja Maciel, Wendel do Rosário Freitas, Kennedy Anderson Moraes Lima e João Alberto Lima Rodrigues atacaram uma vidraçaria no centro de Igarapé-Miri, ameaçando funcionários com uma arma de fogo. Ao serem surpreendidos pela Polícia Militar, o bando se dividiu, com parte mantendo reféns e outros dois, fugindo para Abaetetuba. 

Segundo informações do 66º Pelotão Policial Destacado (66º PPD), vinculado ao 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Abaetetuba, a situação começou por volta de 11h30. Quatro assaltantes invadiram a loja na travessa Coronel Vitório, ameaçando funcionários com arma de fogo. Como uma viatura da Polícia Militar chegou no meio da ação criminosa, eles conseguiram correr e voltar para a vidraçaria, onde uma mulher foi feita como refém. Neste momento, dois criminosos conseguiram sair pelos fundos do estabelecimento e fugiram ao roubar uma motocicleta. 

Em seguida, Roney e Wendel escalaram o muro do estabelecimento e, correndo por sobre telhados, chegaram até uma padaria, onde fizeram um novo refém. Com a chegada do Grupamento Tático Operacional (GTO), a negociações para liberação da vítima começaram e se estenderam por cerca de duas horas. Por fim, por volta das 13h30, os policiais tiveram que utilizar bombas de efeito moral, já que os dois estava muito exaltados e negavam a rendição. Só foi então que eles liberaram o refém e se entregaram. Ambos foram levados para Delegacia de Polícia Civil de Igarapé-Miri para serem autuados por roubo. Com eles, a polícia apreendeu um revólver calibre 38, municiado e duas motocicletas. 

Com a prisão de Roney e Wendel, contudo, a missão ainda não estava concluída, e os policiais se concentraram em encontrar os dois outros comparsas que haviam fugido. No meio da tarde, a PM de Igarapé-Miri recebeu a informação de que Kennedy e João Alberto foram detidos no município de Abaetetuba, cerca de 40 km de distância, por policiais do 31º BPM. Com eles, foi apreendida a outra moto roubada, usada na fuga.

Polícia