Comitê da Prefeitura apreende pipas e rolos de linha com cerol em praia de Outeiro
Segundo lei do município, é proibido soltar pipas em praias e balneários
Em uma operação montada pela Prefeitura de Belém, por meio do Comitê de Segurança Municipal, nas praias dos distritos de Belém, 45 rolos de linha encerada foram apreendidos apenas na Praia Grande do Outeiro. O intuito das ações da Prefeitura é coibir o uso linhas enceradas em pipas, já que o artefato causa acidentes e seu uso é proibido por lei municipal.
De acordo com a Prefeitura, fizeram parte da operação agentes de fiscalização da Ordem Pública, Guarda Municipal e da Administração Regional de Outeiro (Arout). O uso de material indevido nas linhas conhecidas como as perigosas "linhas chilenas" são proibidas no município. “As equipes buscam sempre conversar com as crianças, ou até mesmo com os pais, orientando sobre os riscos do cerol. É preciso que as pessoas entendam como essa prática é perigosa e pode acabar com a alegria de muita gente", destacou Nildo Matos, diretor geral da Administração Arout.
Lei proíbe cerol
De acordo com a Lei municipal nº 9.455, é proibida, no âmbito do município de Belém, a comercialização de linha encerada e o a prática de soltar pipas em vias públicas próximas à rede elétrica, em terraços, lajes ou locais com risco de acidentes, sendo vetada também em praças, praias e balneários públicos.
A brincadeira só é permitida nos espaços de orla do município - desde que as pipas sobrevoem somente os rios e baias; em áreas particulares - desde estejam a uma distância mínima de 50 metros de postes e cabos de energia e telefônica; e em áreas previamente autorizadas pelo Poder Público, em eventos esportivos da modalidade, observando obrigatoriamente a segurança dos participantes e expectadores do evento.
Distribuição de máscaras
Sem esquecer que ainda vivemos uma pandemia com o novo coronavírus , também foram distribuídas 200 máscaras aos banhistas, como parte da ação de fiscalização dos estabelecimentos quanto ao cumprimento dos protocolos sanitários descritos no Decreto Municipal. A Prefeitura de Belém reforçou que a população pode denunciar irregularidades e o descumprimento das medidas de segurança ligando para o número 153 da Guarda Municipal.