MENU

BUSCA

Caixa d'água que desabou em Almeirim matou duas pessoas e feriu dez, diz governo

Equipes seguem realizando buscas nos escombros e apura causas. Laudo sai em dez dias

Victor Furtado

Um reservatório, do novo Sistema de Abastecimento de Água de Almeirim, desabou no início da noite desta quarta-feira (5). Pelo menos duas pessoas estão mortas e dez pessoas ficaram feridas, confirtmou nesse início da tarde do governo do Estado, que coordena o socorro no local e apura o incidente. As buscas seguem nos escombros da estrutura, que destruiu parte da unidade de saúde de triagem para covid-19 e uma casa próxima. O Governo do Estado lamentou o fato e deslocou várias equipes de apoio ao município da região do Baixo Amazonas paraense. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

 

Esse sistema estava sendo construído há alguns anos e tinha previsão inicial de entrega em 2016. Há recursos do Governo do Estado, da Prefeitura e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Porém, a obra foi paralisada várias vezes por atraso nas verbas federais. Esse reservatório destruído tinha capacidade para 100 mil litros de água.

Em nota, a Secretaria de Obras Públicas do Estado do Pará (Sedop) informou que "...lamenta o ocorrido nesta quarta-feira (5), em Almeirim. A Sedop informa que enviou técnicos responsáveis para avaliar a situação e já acionou a empresa responsável pela obra da caixa d’água. A Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública (Segup) deslocou para o município equipes do Corpo de Bombeiros e do Centro de Perícias Renato Chaves. A Polícia Civil já instaurou inquérito para apurar o caso e no início da noite desta quarta-feira ouviu o engenheiro responsável pela obra".

 

Arquidiocese de Santarém manifesta solidariedade às vítimas

 

Em nota, a Arquidiocese de Santarém manifestou "...apoio e solidariedade às famílias das vítimas do desabamento de uma caixa d’água no município de Almeirim ocorrido nesta quarta-feira, 5 de agosto de 2020. Nos unimos em oração pela dor dos que perderam seus entes queridos e também aos sobreviventes que ficaram feridos nesta tragédia. Pedimos às autoridades competentes que deem toda a assistência às vítimas e às famílias que muito sofrem neste momento".

"Sei que vivemos em tempos difíceis, mas não percamos a fé e a esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele é o Caminho, a Verdade e Vida. Rogamos à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém e da Paróquia da cidade de Almeirim, que cubra com seu manto sagrado os sobreviventes e as famílias daqueles que perderam seus entes queridos nesta tragédia", comunicou a instituição.

O governador Helder Barbalho se manifestou nas redes sociais sobre o acidente no Município de Almeirim: "Minha solidariedade aos moradores de Almeirim pela tragédia ocorrida ontem no município. O governo do Estado já está prestando apoio às vítimas e vai tomar todas as providências para apurar as responsabilidades".

 

Polícia