MENU

BUSCA

Bombeiros resgatam afogado em Salinas e alertam para o vidro nas praias

Excesso de lixo deixado por veranistas, principalmente garrafas de vidro, tem gerado acidentes com cortes e são grave problema ambiental

Victor Furtado

O Corpo de Bombeiros Militares (CBM) atendeu a várias ocorrências de afogamento, nas praias paraenses, neste penúltimo final de semana do veraneio 2020. O número total de atendidos não foi divulgado, mas nenhum caso foi grave. O que mais preocupou ocorreu na praia do Maçarico, em Salinópolis, neste domingo (26). Um homem de 37 anos se afogou e também pôde ser resgatado sem maiores riscos.
 

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui!  
 

Resta um final de semana para este veraneio. A operação  "Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará" segue até o dia 3 de agosto. Por isso, para quem vá correr aos balneários paraenses para aproveitar o fim da temporada, a recomendação é ficar atento às recomendações dos bombeiros guarda-vidas sobre áreas de banho seguro. Também é necessário ter atenção com identificação de crianças e o lixo gerado.

Esse lixo tem sido um problema em quase todos os balneários do Pará. Vários veranistas têm deixado garrafas de vidro para trás, após o passeio. Esse vidro se quebra por diversas razões e se torna uma armadilha para quem está descalço.  O capitão bombeiro Moura, comandante da prevenção de guarda-vidas, também chama a atenção para acidentes com linhas de pipa. Tudo isso foi razão para atendimento em Salinópolis, Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba.

Este domingo (26) de sol forte e grande movimentação de veranistas nas praias, fez com que o Corpo de Bombeiros Militar do Pará reforçasse as atividades de prevenção para assegurar a tranquilidade dos banhistas e os bons resultados que as operações vem alcançando.Para quem não quis enfrentar grandes engarrafamentos na BR 316, as opções de grande parte da população foram as praias localizadas próximo à capital, como a Ilha de Caratateua, Outeiro e Cotijuba.

Equipes da Defesa Civil Estadual (Cedec) também têm realizado trabalhos preventivos em algumas regiões de grande circulação de banhistas. Com o aumento de ocorrências de crianças que se perdem dos pais nas praias, os militares e agentes do Conselho Tutelar fizeram a identificação de várias crianças com pulseiras. Os pais foram orientados sobre os cuidados com os pequenos.

Os militares da Cedec fizeram ainda, vistorias em Icoaraci, onde os agentes verificaram os danos causados pela erosão na orla da praia do Cruzeiro e efetuaram o isolamento da área para evitar o trânsito de pedestres. E na ilha de Cotijuba, os agentes fizeram rondas aos acessos da praia do Farol, onde também foi informado aos agentes distritais da Defesa Civil sobre os riscos da ponte que dá acesso à referida praia.

Em Salinas, os bombeiros atenderam um acidente por objeto perfuro-cortante, encontraram duas crianças e devolveram à família e registraram três acidentes com animais marinhos. Foram distribuídas 160 pulseirinhas de identificação de crianças e feitas 1.350 orientações diversas a veranistas. Os dados são do início da tarde deste domingo (26).

Polícia