MENU

BUSCA

Balanço: Guarda Municipal resgata bicicletas, celulares e até carros em 2019

Com informações da Agência Belém

A Guarda Municipal de Belém divulgou nesta quarta-feira (22), o balanço de suas ações nas ruas em 2019. A GMB deteve 18 pessoas por dano e depredação do patrimônio público e recapturou 16 foragidos da justiça, recolhendo dez simulacros, dez armas de fogo e 69 facas, entre outras iniciativas a favor da segurança pública na capital paraense. O órgão também recuperou e devolveu aos donos nada menos do que 10 bicicletas, 64 telefones celulares e 12 veículos.

Ao todo, os guardas municipais apreenderam dois mil objetos durante incursões nas vias públicas, entre os quais 110 cachimbos de fumar crack, 20 blindagens de uso exclusivo das forças de segurança, quase dois quilos de entorpecentes e 1.255 linhas enceradas, entre outros.

Em 2019, foram 19 mil ações realizadas, entre 15.980 rondas escolares e quase três mil atendimentos a partir do número 153, o Disque Denúncia da instituição. O balanço apontou a geração de 298 boletins de ocorrência (BOs).

Para o inspetor geral da Guarda, Almir Ferreira, o resultado do trabalho é positivo. Ele ponderou que a instituição cumpriu o papel dela e os compromissos de exercer a função de agente da segurança municipal na grande Belém e distritos. O inspetor Guilherme Freitas, da Divisão de Operacões (DOP), considera que o resultado é fruto do trabalho de todos os sete grupamentos da instituição, que atuam de forma integrada.

Para dar celeridade e aprimorar o atendimento à população dois novos grupamentos foram criados em 2019, a exemplo do grupamento motorizado Ronda Ostensiva Municipal (Romu) com a finalidade de prestar apoio às ações do SOS Mulher e do SOS Paz, aplicativos desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) responsáveis por atuar no monitoramento e pronta resposta às mulheres em situação de medidas protetivas e na segurança no entorno de algumas escolas municipais. Além de atender as ações dos SOS, o grupamento também realiza rondas ordinárias. A Romu conta com 12 motos e servidores especializados para atuar nas operações.

O segundo novo grupamento criado no ano passado foi o Grupamento de Patrulhamento Urbano (GPU), cuja finalidade é reforçar, com viaturas e de forma ostensiva e preventiva, os patrulhamentos estratégicos nas áreas e postos de serviços da Guarda. O GPU tem cinco viaturas e 37 guardas.

A Prefeitura de Belém investiu R$ 1,8 milhão na corporação em 2019, recurso proveniente do tesouro municipal e resultante de convênios, usado na aquisição de pistolas 380, munições, coletes balísticos, munições não letais, computadores e material escolar e esportivo, escudos táticos, caneleiras e cotoveleiras, além de tonfas (bastões de alumínio) e algemas

Polícia