MENU

BUSCA

Polícia aprende rebanho, armas e munições em fazenda no Pará

Um fazendeiro foi preso

Redação Integrada

A Polícia Civil dos municípios de Oriximiná e Óbidos, ambos no oeste do Pará, apreenderam 449 reses (animais que são abatidos e usados na alimentação humana), um revólver calibre 32, uma espingarda 28, centenas de tubos de pólvora, dezenas de espoletas, uma grande quantidade de chumbo e, aproximadamente, 300 munições de espingarda. Os animais, as amas de fogo e as munições foram encontradas durante a Operação Berrou, deflagrada nesta segunda-feira (26). A ação policial contou com o apoio da Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara). 
Um homem identificado como Raimundo Gonçalves Guimarães, conhecido como Congoia, foi preso em flagrante suspeito do crime de receptação de animais. De acordo com informações da polícia, na fazenda dele, situada no município de Óbidos, foram encontradas oito reses furtadas da fazenda de Aristóteles Nogueira de Souza Filho, o “Toti”. O roubo teria ocorrido no sábado passado (24).
Durante o flagrante, Congoia foi levado por policiais militares à delegacia da localidade. Na instituição de segurança, foi lavrado contra o suspeito o flagrante de receptação de animal.  O crime prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão e muta. Ele não conseguiu comprovar a origem lícita do rebanho e foi multado em aproximadamente R$ 6.700. O suspeito também teve o rebanho apreendido. 
Congoia, entretanto, pagou a fiança, que foi estipulada em 30 salários mínimos, e em seguida foi posto em liberdade. Após ser liberado pela polícia, o suspeito fugiu. A PC continua as investigações do caso. 

Palavras-chave