MENU

BUSCA

Pai e filha morrem e crianças ficam feridas após descarga elétrica em rua de Altamira

O caso foi registrado na manhã de segunda-feira (19)

O Liberal

Pai e filha morreram após sofrerem uma descarga elétrica na manhã de segunda-feira (19), na área rural de Altamira, no sudoeste paraense. As vítimas trafegavam em uma motocicleta no momento do acidente. Duas crianças que também estavam no veículo ficaram feridas.

As vítimas foram identificadas como Francisco Ronildo Ferreira de Araújo, de 45 anos, e Roniele Silva de Araújo, de 25 anos. Eles seguiam de moto por uma estrada vicinal na Gleba Assurini. As crianças, com aproximadamente 3 anos e 18 meses, que também estavam na moto, eram as enteadas de Roniele.

Segundo apuração inicial, as quatro vítimas passavam pela via quando o veículo tocou um cabo da rede elétrica que havia se rompido durante a madrugada após a queda de uma palmeira. O fio, que continuava energizado, estava estendido sobre a estrada e acabou provocando uma descarga elétrica no momento em que a moto o atingiu.

Francisco Ronildo e a filha morreram antes da chegada do socorro, enquanto as crianças foram retiradas com vida e levadas em estado grave ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). Até o final da tarde, não havia atualização oficial sobre o quadro clínico das duas.

Em nota, a Equatorial Pará lamentou o acidente ocorrido na Gleba Assurini, entre os Travessões do Espelho e da Firma, na manhã de segunda-feira (19). A concessionária de energia se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas.

"A Distribuidora informa que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, acionou e encaminhou suas equipes técnicas para realizar uma vistoria no local, bem como colaborar com as autoridades na apuração e no esclarecimento dos fatos. Durante a inspeção, foi constatado que a árvore envolvida no acidente estava localizada a uma distância aproximada de 25 a 30 metros da rede elétrica, fora da área de servidão.

A empresa informa ainda que, após o incidente, houve intervenção de terceiros na rede elétrica para a normalização do fornecimento, prática considerada insegura e que oferece riscos à integridade das pessoas e à operação do sistema elétrico.

A Equatorial Pará reforça que qualquer intervenção na rede deve ser realizada exclusivamente por equipes autorizadas, seguindo os critérios técnicos e de segurança.

A Distribuidora orienta ainda que em casos de acidentes que envolvam cabos partidos, ninguém deve se aproximar ou tocar em objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento da Equatorial Pará pelo número 0800 091 0196 ou através da assistente virtual Clara, disponível via WhatsApp pelo número (91) 3217-8200, selecionando a opção 'Risco à Vida'", comunicou.