MENU

BUSCA

Moradores interditam trecho da Alça Viária, no Pará, nesta quinta-feira (13)

Eles denunciam a existência de um curtume que, supostamente, estaria contaminando os igarapés da região

O Liberal

Aproximadamente 100 moradores interditaram um trecho da Alça Viária, no município do Acará, no nordeste do Pará, nesta quinta-feira (13). O protesto começou por volta das 5 horas da manhã. A manifestação ocorre no km 24 da Alça Viária. Os moradores dizem que um curtume está armazenando couro de boi na região e supostamente contaminando os igarapés. Com a rodovia interditada, um desvio para os veículos foi feito no trevo de Abaetetuba e em Guarumã, no Acará.


Aline Rosário, de 38 anos, mora na comunidade Monte Alegre, onde funciona o curtume. Segundo ela, há alguns anos foi comprado um terreno dentro do local. “O espaço só tinha licença para o depósito de adubo, mas a cerca de cinco meses começaram a trazer carretas de couro e a funcionar como curtume irregularmente. Desde então, está poluindo o solo e o igarapé Jacarequara, que passa por toda a comunidade, deixando um odor muito forte”, disse. 

A Redação Integrada de O Liberal solicitou mais informações sobre o caso para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e foi informada que o órgão enviou, na quinta-feira (13), uma equipe composta por técnicos da Diretoria de Licenciamento Ambiental e da Diretoria de Fiscalização Ambiental ao local para realizar vistoria na área denunciada pelos moradores.

Posteriormente, a Secretaria informou ainda que aplicou multa à empresa M.J.Novaes, responsável pelo curtume, no valor de R$265.500,00 pelo despejo irregular de resíduos. A Semas também interditou o local e determinou a suspensão das atividades.

A Polícia Civil informou que a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA investiga o caso. Perícias foram solicitadas. A Prefeitura Municipal do Acará foi procurada, mas não se manifestou até o momento.