Mais de 50 carretéis de linha chilena são apreendidos durante operação em São Domingos do Capim
A ação fez parte da Operação Mata Linha, deflagrada na última quinta-feira (1º)
Um total de 55 carretéis de linha chilena, material cortante proibido por lei no Pará, foi apreendido na manhã da última terça-feira (1º) durante a Operação Mata Linha, em São Domingos do Capim, no sudeste paraense. A ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil teve como objetivo coibir o uso, armazenamento e comercialização desse tipo de material.
Parte do material foi localizada em uma oficina conhecida como “Dudugrau”, e o restante, com adolescentes que empinavam pipas em via pública. De acordo com a Polícia Militar, os responsáveis pelo comércio ilegal do material deverão ser identificados para prestar esclarecimentos.
De acordo com a polícia, poderá ser solicitada a não renovação dos alvarás de funcionamento de estabelecimentos flagrados com esse tipo de infração. Novas ações de fiscalização estão previstas para os próximos dias. A apreensão do material foi feito pelo 5º Batalhão da Polícia Militar (5° BPM).
A operação cumpre a Lei Estadual nº 9.597/2022, que proíbe expressamente a utilização de linhas cortantes em todo o território paraense. A lei visa prevenir acidentes causados por essas linhas, que são utilizadas em pipas e podem causar ferimentos graves, especialmente em ciclistas e motociclistas.
Palavras-chave