Lancha sofre naufrágio no Encontro das Águas no Amazonas
Vários passageiros ficaram a deriva no rio até serem resgatados, vídeos mostram o corpo de uma mulher
Passageiros de uma lancha que fazia viagem para o interior do Estado do Amazonas ficaram à deriva após um naufrágio, nesta sexta-feira (13), nas proximidades do Encontro das Águas, entre o Rio Negro e o Rio Solimões, em Manaus. Vídeos mostram os passageiros com coletes salva-vidas, segurando-se em poltronas, boias e uns nos outros. A morte de pelo menos uma mulher já foi confirmada.
As autoridades ainda não divulgaram o número total de ocupantes da embarcação, quantos foram resgatados ou o estado de saúde das vítimas. Também não há confirmação sobre as causas do acidente. Vários passageiros foram socorridos por um navio da região, e equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local.
Uma das passageiras gravou um vídeo enquanto estava à deriva. No registro, de apenas sete segundos, ela afirma que havia alertado o condutor da lancha para reduzir a velocidade. Nas imagens, a mulher, apoiada em um colete salva-vidas, aparece cercada por outras pessoas que aguardavam socorro na água. Também é possível ver crianças entre os sobreviventes.
“A lancha virou, mana. Eu falei para o moço ir devagar ainda, que não era brincadeira o banzeiro”, disse a passageira, referindo-se ao movimento agitado das águas do rio.
Nas imagens, os passageiros aparecem visivelmente abalados enquanto tentam se manter boiando. A embarcação era uma lancha de passageiros operada pela empresa Lima de Abreu Navegações, que saiu de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte. Em publicação nas redes sociais, a empresa confirmou o acidente.
“Estamos realizando a conferência de todas as pessoas que estavam a bordo, incluindo passageiros e tripulação, a fim de confirmar as informações com total responsabilidade e transparência. Também apuramos, junto às autoridades competentes, todas as circunstâncias que levaram ao ocorrido”, informou a empresa em nota oficial.
De acordo com a Rede Amazônica, o Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas foi acionado por volta das 16h para a remoção do corpo da vítima, cuja identidade não foi divulgada. O corpo foi levado ao pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, no Porto de Manaus.
As buscas e o resgate mobilizaram 25 bombeiros, com o apoio de três lanchas e oito viaturas, além de uma lancha da Polícia Militar e uma ambulância do Samu.
A Marinha do Brasil também atua no local. Uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste sobrevoa a área para auxiliar na localização e resgate dos passageiros, além da apuração inicial do acidente.
Palavras-chave