Jovem de 19 anos é morto a tiros na Praça Dalcídio Jurandir, na Cremação
Rapaz dormia na praça na madrugada quando foi assassinado com tiros na cabeça
Na madrugada desta quinta-feira (02), o jovem Leonny Ferreira Duarte, de apenas 19 anos, foi morto a tiros em um crime com fortes características de execução no bairro da Cremação, em Belém. O jovem foi assassinado na Praça Dalcídio Jurandir, local onde dormia ao relento, em um caso que pode ter sido motivado por um "acerto de contas" de pessoas que queria se vingar de certas atitudes dele.
Segundo o 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), cuja uma guarnição atendeu à ocorrência, o caso foi por volta das 3h, com o rapaz sendo baleado perto da rua Engenheiro Fernando Guilhon. As poucas testemunhas que estavam no local naquela hora da madrugada contaram apenas que os assassinos que tiraram a vida de Leonny chegaram de carro e de motocicleta ao local. Ele não teve chances de defesa, sendo morto com tiros na cabeça enquanto estava deitado em uma das arquibancadas do anfiteatro da praça.
Leonny não estava por acaso na praça quando foi morto, pois mesmo tendo família, aquele local servia de "casa" para ele há certo tempo, pois o vício em drogas ilícitas o teria afastado do convívio com os parentes. Ambulantes que trabalham com vendas de lanche na praça e clientes disseram que ouviram os disparos, mas não deram detalhes da ação criminosa, como o número de pessoas que participaram do homicídio.
Ainda segundo a PM, familiares de Leonny foram ao local e disseram que, mesmo que consternados com a morte tão prematura e violenta do rapaz, eles já esperavam e rezavam para que ele não tivesse esse fim. Segundo os parentes, o jovem era dependente químico desde a adolescência, e passou a praticar furtos na vizinhança. Uma busca pelo site do sistema do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) comprovou que, desde que alcançou a maioridade no ano passado, o rapaz passou a responder por vários crimes desse tipo, inclusive, furto qualificado. A própria família dele contou que esses crimes fizeram com que Leonny colecionasse inimigos na região onde morava, o que ele pode ter sido morto por causa desses furtos que cometia.
O caso segue investigação da Polícia Civil, que segue em busca de algum suspeito de participação no assassinato do rapaz.