Incêndio atinge oito casas no bairro do Marco, em Belém
Dos imóveis atingidos, seis deles foram totalmente destruídos. Oito famílias foram afetadas pelo sinistro
Um incêndio destruiu seis casas de madeira e atingiu mais duas kitnets parcialmente na madrugada desta sexta-feira (26/12) na avenida Acatauassú Nunes, próximo à travessa Estrela, no bairro do Marco, em Belém. A suspeita, segundo moradores, é de que o fogo possa ter iniciado após um curto-circuito em um ventilador. Não houve feridos. Ao todo, 25 pessoas ficaram desalojadas.
Nas redes sociais, vídeos foram compartilhados sobre o caso, que ocorreu por volta das 3h. Em um deles, é possível ver as intensas chamas sendo vistas distantes do local do ocorrido.
Gilvan Cleber Pedroso Corrêa, 43 anos, auxiliar de serviços gerais, morava com esposa e mais três filhos em um dos imóveis que o fogo atingiu. O incêndio começou na casa dele, que era de dois andares. A esposa e um dos filhos, juntamente com Gilvan, estavam dormindo na hora em que o sinistro começou. Eles perderam tudo.
“Me espantei com a quentura do fogo, que já estava na metade da cama. O ventilador, que ficava perto da cama, pode ter superaquecido, pegado fogo e eu não vi. Tentei apagar (as chamas) e não consegui. Eu desci para pegar uma água para tentar apagar e também não consegui. Só deu tempo de acordar o meu filho e mandar ele descer, porque o fogo atingiu rápido os colchões e estava muito alto. Só deu tempo de correr. Foi muito rápido”, disse ele.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) foi acionado ao caso e controlou as chamas. Pela manhã desta sexta (26/12), uma equipe da Defesa Civil de Belém vistoriou as casas atingidas pelo incêndio para avaliar os danos e colheu os dados das oito famílias afetadas pelo episódio para que pudessem ser encaminhadas aos programas de assistência social ofertados pelo município.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) também atuou no local para iniciar as tratativas necessárias à emissão dos encaminhamentos para o auxílio-aluguel, que será concedido às famílias afetadas.
A Prefeitura de Belém informou que segue acompanhando o caso, prestando apoio às famílias e adotando as medidas necessárias para minimizar os impactos do ocorrido. As causas do incêndio ainda serão apuradas pelos órgãos competentes.
Palavras-chave