Guarda Municipal retirou 617 pessoas das praias de Belém
Fiscalização desde o feriado de Corpus Christi teve bares fechados, multas aplicadas e gente sendo mandada de volta pra casa
Desde o feriado de Corpus Christi (dia 11) até o final de semana, a Prefeitura de Belém fez uma operação de fiscalização em pontos turísticos e praias da capital. Das praias, somando Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, 617 pessoas foram retiradas. No Portal da Amazônia e na orla de Icoaraci, e áreas de entorno, mais de 300 pessoas foram mandadas de volta para casa. Alguns bares foram autuados e houve multa a uma pessoa por não usar máscara. Festinhas com aglomerações foram encerradas.
"Nessa primeira fase de relaxamento de algumas atividades, praias, igarapés, clubes sociais, assim como barracas e restaurantes com consumo local, não foram autorizados a funcionar. E como nós tivemos um feriado perto do fim de semana, o fluxo de pessoas e veículos para as localidades praianas costuma ser maior. Para conter esse fluxo e se fazer cumprir as medidas de proibição de acesso às praias, reforçamos a fiscalização nessas localidades”, disse Guilherme Freitas, inspetor geral da Guarda Municipal de Belém (GMB).
As ações executadas foram de caráter educativo, mas houve necessidade de aplicação de algumas punições. Os agentes montaram barreiras de orientação na entrada das ilhas e também percorreram as praias, explicando sobre a proibição do uso do espaço nesse momento. As equipes também conversaram com cidadãos sobre a importância do uso de máscara e de se evitar aglomerações. A pandemia de covid-19, causada pelo coronavírus sars-cov-2, ainda não passou.
Somente no feriado, os guardas tiveram bastante trabalho. Foram 218 banhistas em Mosqueiro e 178 em Outeiro. No Portal da Amazônia, 200 pessoas foram orientadas a voltar para casa; foram retirados 75 veículos, com 15 multas de trânsito foram aplicadas; foram fechados cinco bares; e uma pessoa foi multada por não usar máscara.
No sábado e no domingo (13 e 14), Mosqueiro teve a maior movimentação, com 169 banhistas retirados das praias e mil veículos abordados. Houve ainda a remoção de 36 pessoas da ilha de Cotijuba e 16 de Outeiro. Na orla de Icoaraci, 100 pessoas foram, orientadas a voltar para casa. Quatro arenas de futebol e uma quadra de vôlei foram fechadas. Oito pequenas aglomerações tiveram aplicação de multas aos responsáveis. Por fim, houve apreensão de 22 carretéis de linha com cerol.
Em Belém, a fiscalização continuou nas feiras livres e bairros. O motopatrulhamento da Ronda da Capital (Rondac) percorreu as feiras do Guamá, Jurunas, Cremação, Pedreira, Benguí e 8 de Maio. "Os feirantes precisam respeitar os critérios previstos no decreto da Prefeitura e por isso estamos aqui todos os dias, observando o cumprimento pelos permissionários. A maioria está seguindo as medidas, mas a gente não vai deixar de fiscalizar", disse o comandante da Rondac, guarda Cordeiro Martins.
Palavras-chave