MENU

BUSCA

Ações operacionais do programa 'TerPaz' são retomadas no Jurunas

Duas pessoas foram presas durante o primeiro dia de operação

Tainá Cavalcante com informações da Polícia Civil

As operações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), realizadas pela Polícia Civil do Pará (PCPA), foram retomadas na manhã da última sexta-feira (14) no bairro do Jurunas. De acordo com o órgão, o planejamento é que as ações passem a ocorrer diariamente pelas próximas semanas, sendo intensificadas até o dia 31 deste mês.

A primeira ação, durante a retomada, a foi o cumprimento de mandados de busca e apreensões expedidos pela Justiça. Durante as operações de sexta (14), duas pessoas foram presas.

“Nas buscas que realizamos pela manhã, efetuamos a prisão de duas pessoas e constatamos que outros dois homens procurados já haviam morrido. Nossas equipes seguem ativas e vão continuar as rondas pelas ruas do bairro", explicou o diretor de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Antônio Marco Duarte.

O foco principal da ação é atuar com repreensão qualificada, prevenção policial e defesa social, tendo ações pontuais como: combate a violência, mandado de busca e apreensão, fiscalização nos bares e festas com repreensão a poluição sonora, fiscalização nos pontos de vendas de drogas e produtos clandestinos assim como furtos de energia. Também serão fiscalizadas oficinas para análise de veículos roubados e placas adulteradas, assim como rondas fluviais nas áreas do Portal da Amazônia.

"A prioridade nesse período será o bairro Jurunas para que nos próximos meses seja estendida a outros bairros da Região Metropolitana. Vale ressaltar que a base das operações está sendo a Delegacia do Jurunas, onde está instalada uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), com um Perito Criminal à disposição. As operações terão o apoio da Polícia Militar e Detran", ressalta o diretor.

As ações de retomada são coordenadas pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), sob coordenadoria local da Delegacia do Jurunas. Além de todas as diretoriais operacionais que estão desenvolvendo operações integradas como: Ditetoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Diretoria de Polícia Especializada (DPE), Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE), POLINTER, Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Divisão de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFV) e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA).

Polícia