O que fazer se o cachorro engasgar? Aprenda manobras
Problema é bastante comum entre os animais e pode ser evitado em casa em casos menos graves
Assim como as crianças, é muito comum que cães, principalmente filhotes, estejam sempre em busca de algo para colocar na boca. Desde brinquedos, ração e objetos aleatórios que possam chamar a atenção desses pets. Entretanto, isso pode ser perigoso, pois ao engolir qualquer um desses elementos é possível que o cachorro fique engasgado e algo mais grave possa ocorrer.
A maioria dos engasgos se resolvem sozinhos, mas dependendo do local onde o objeto parou e o seu tamanho pode ser necessária uma intervenção médica. Pensando nisso, o OLiberal.com informa como proceder nesses casos.
O que é o engasgo?
O engasgo é uma reação do organismo para tentar expelir um alimento ou objeto que tomou o caminho errado.
Quando o cachorro está engasgado, ele ficará emitindo o som e a movimentação até que o que está o atrapalhando seja eliminado, mas nem sempre isso ocorre naturalmente e a ação de um veterinário ou tutor é necessária.
Atenção: a tosse não deve ser confundida com o engasgo. O cão engasga normalmente após comer algo, enquanto que, na tosse, não há um momento específico para acontecer.
VEJA MAIS
Com cuidado, abra a boca do cachorro e examine a garganta. Se visualizar um objeto que não seja pontiagudo e esteja acessível, tente removê-lo com as mãos ou uma pinça. Se o objeto for pontiagudo, não tente retirá-lo e leve o animal imediatamente ao atendimento veterinário.
Utilize a manobra de Heimlich para cães
Se não conseguir remover o objeto manualmente, a manobra de Heimlich pode ajudar, eis o passo a passo:
- Posicione o cão com as costas apoiadas no seu peito.
- Coloque as mãos abaixo das costelas, na região abdominal.
- Pressione firmemente para cima e para frente, em direção ao tórax, para tentar expelir o objeto .
Atenção: Essa técnica deve ser realizada com cautela, pois pode causar lesões internas se feita incorretamente.
Se nenhuma das técnicas caseiras para desengasgar um cão resolverem, então é necessário levá-lo imediatamente para atendimento veterinário.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com