Confira dicas para evitar que gatos arranhem móveis da casa
Comportamento comuns em felinos pode causar estresse aos donos, mas pode ser evitado com adaptações em casa
Uma das coisas mais comuns de quem possui um gato ou vários é encontrar algumas marcas de unhas em alguns móveis, como sofás, poltronas ou cama. Mas afinal, por que os gatos arranham móveis e o que fazer nessa situação? Saiba mais a seguir:
Qual razão dos gatos arranharem móveis?
Antes de mais nada, esse comportamento é completamente natural e tem mais propósito do que parece. E alguns motivos são:
Demarcação de Território
- Os gatos são animais muito territoriais, e arranhar é uma das maneiras que eles usam para marcar território. Eles possuem glândulas odoríferas nas patas, que liberam um cheiro sutil (imperceptível para nós) ao arranhar e isso faz com que eles demarquem territórios.
Afiação de unhas
- Os gatos precisam manter as garras afiadas e saudáveis. Ao arranhar superfícies, eles removem as camadas mortas das unhas e ajudam no crescimento de garras novas e mais fortes.
Alongamento
- Arranhar também é uma forma de exercício. Quando esticam o corpo para arranhar, os gatos alongam a musculatura, especialmente a das costas, ombros e pernas.
VEJA MAIS
Além disso, você pode:
Usar atrativos e recompensas
- Espalhe catnip (erva-do-gato) ou petiscos perto dos arranhadores. Sempre que o gato usar o local correto, elogie ou recompense, isso reforça positivamente o hábito e o gatinho irá se adaptar.
Proteja os móveis temporariamente
- Você pode cobrir partes dos móveis com materiais que os gatos não gostam de arranhar (como fita dupla face, papel alumínio ou capas protetoras) enquanto ele se adapta ao arranhador.
Gaste energia do seu gato
- Algumas brincadeiras diárias ajudam a aliviar o tédio e diminuir comportamentos destrutivos. Invista em brinquedos interativos e sessões curtas de caça simulada com o felino.
(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com.)