MENU

BUSCA

Rottweiler: características, cuidados e curiosidades do cachorro

Leal, companheiro e protetor com quem ama são as características mais marcantes dessa raça. Além de robustos, eles também são amigáveis, quando bem educados

Maiza Santos

Conhecido por ser um ótimo cão de proteção, o Rottweiler também possui um traço muito marcante: o companheirismo. Essa raça, quando é bem educada, se torna muito leal e carinhosa com a família humana. Além de excelentes guardiões, eles fazem um ótimo papel ao vigiar e deixar segura a casa ou qualquer outro ambiente, pois são muito ativos. Conheça as características, cuidados e curiosidades do Rottweiler:

VEJA MAIS

Saiba quais são os principais cuidados:

  • Exercícios físicos: O Rottweiler precisa se exercitar diariamente e trabalhar tanto o físico quanto o mental. Longas caminhadas são ideais para esse cão naturalmente trabalhador, assim como jogos e esportes caninos.
     
  • Alimentação: Como essa raça tem uma tendência a engordar, a quantidade de comida deve ser regrada. A porção deve variar de acordo com o tamanho, idade e disposição física do animal, portanto, cabe ao tutor conversar com um médico-veterinário para que ele indique a quantidade adequada.
     
  • Pelos: Por ter uma pelagem dupla, os Rottweiler normalmente soltam pelo moderadamente durante o ano. Uma ou duas escovações por semana são suficientes para manter o pelo e pele saudáveis. Entretanto, durante a primavera e o outono, quando eles soltam ainda mais pelo, é recomendado que a escovação seja feita diariamente.
     
  • Banho: Dê banho em seu pet pelo menos 1 vez por mês ou apenas quando ele ficar sujo. Utilize apenas shampoos aprovados por médicos veterinários.
     
  • Orelhas: Limpe as orelhas conforme necessário e utilize uma solução recomendada pelo veterinário. Não use cotonetes dentro do ouvido do cão, pois eles podem empurrar a sujeira para dentro. Limpe a orelha com uma bola umedecida de algodão.
     
  • Unhas: Corte as unhas regularmente, geralmente a cada duas semanas. Elas nunca devem ser tão longas ao ponto de fazerem barulho no chão.
     
  • Dentes: A escovação dental deve ser feita diariamente com pastas especiais para cães, para garantir uma saúde bucal em dia.
     
  • Doenças: Apesar de serem saudáveis, algumas doenças podem surgir. Como: displasia no quadril, que costuma aparecer com maior frequência conforme eles envelhecem; displasia no cotovelo, que é causada por uma má formação deste membro; problemas genéticos no coração, além de problemas endócrinos, oftálmicos, dermatológicos e falência hepática.

O Rottweiler late muito?

Não. Essa raça não tem a tendência de latir muito, somente quando quer alertar o tutor de algo anormal.

Como cuidar de um Rottweiler filhote?

Quem deseja adotar um Rottweiler filhote deve se atentar em alguns cuidados importantes para que as adaptações do pet com o novo lar e a nova família sejam feitas adequadamente.

  • Um primeiro cuidado é levá-lo para tomar todas as vacinas corretamente.
     
  • Desde cedo, escolher uma ração para Rottweiler filhote ou específicas para o porte. Assim, o desenvolvimento do pequeno será feito corretamente.
     
  • É importante iniciar a educação do Rottweiler desde o primeiro dia em casa.

Curiosidades:

  • A raça Rottweiler está entre as 10 preferidas pelos brasileiros. Estes cães já foram mais populares no país, mas ainda hoje têm um espaço cativo em alguns lares;
     
  • O ator Will Smith é um grande fã de cachorros da raça. Ele possui, atualmente, cinco Rottweilers na família e, quem o acompanha nas redes sociais, notou que os cães são bem grandes;
     
  • Além da feição séria, o Rottweiler possui uma força incrível. Para se ter ideia, a mordedura desta raça é mais forte que a de cães reconhecidos por sua força, como o Pastor Alemão e o Pitbull. Especialistas apontam o tamanho da cabeça como chave para a força, quanto maior, mais forte será a mordida;
     
  • A raça recebeu o nome de Rottweiler em homenagem a cidade de Rottweil, na Alemanha, onde trabalhava com pastoreio desdes a idade média;
     
  • Mesmo tendo sido criada uma fama de agressivo, o Rottweiler é muito amoroso e leal. Os filmes Máquina Mortífera 3, Prá Lá de Bagdá e a séria da HBO Entourage, mostram cães da raça Rottweiler em uma luz positiva.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Pet Liberal