MENU

BUSCA

Golden Retriever: características, cuidados e curiosidades do cachorro

Considerado por muitos como o ‘cão dos sonhos’, essa raça é inteligente e companheira. Além do mais, os Golden são dóceis, ativos e gostam de agradar a todos, o que os tornam ótimos cães-guia

Maiza Santos

Um dos cães mais inteligentes do mundo, o Golden Retriever conquista a todos com seu jeito extremamente dócil e amoroso. Essa raça é muito ativa, leal e apegada aos tutores, no entanto, também costuma agradar aqueles que não conhece tão bem. Adora truques e precisa de muita atenção e de tempo disponível para gastar energia. Eles se dão muito bem com crianças e adoram se divertir com os pequenos.

VEJA MAIS

Saiba quais são os principais cuidados:

  • Por terem uma pelagem muito densa, principalmente no calor, eles podem sofrer com dermatite e outros problemas de pele. É necessário escovar os pelos deles duas vezes por semana, o que também ajuda na troca de pelo, que ocorre duas vezes por ano.
  • As unhas devem ser cortadas a cada duas ou três semanas e os dentes precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana.
  • Atividades físicas, principalmente na água, são muito divertidas para os goldens e podem ser fundamentais para a saúde desses pets. A natação auxilia no fortalecimento muscular, na saúde do coração e também na manutenção do peso.
  • Esses cães encontram lama e poças d’água e se divertem nelas. Por essa razão, precisam de banhos regulares. Esteja preparado para entrar no banho com eles, pois eles veem o banho como uma brincadeira.
  • É necessário ter muita disposição para brincar e passear, além de muita força e controle sobre o golden. Afinal, são cães que gostam de atenção, de agradar e conviver com a família.

O golden é agitado?

Sim, muito. O golden retriever possui uma personalidade brincalhona e cheia de energia. Os cachorros dessa raça estão sempre dispostos a aprender, passear e interagir. Por isso, é preciso ter bastante disposição para o acompanhar e força para controlá-lo durante os passeios, pois adoram pular e puxar a guia.

Como é a vacinação de um Golden?

Vacinar o golden retriever adulto anualmente é fundamental para prevenir doenças graves. As vacinas V10 ou V8 protegem o cão de problemas como cinomose, parvovirose e leptospirose, entre outras. A vacina antirrábica também é muito importante para imunizá-lo contra a raiva. Além de perigosa para os animais, a doença pode ainda ser transmitida para humanos.

Existem outras vacinas indicadas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do Golden em risco. Consulte o médico veterinário de confiança e se informe sobre o melhor protocolo de imunização para o seu pet.

Como é a vacinação de um Golden Retriever filhote?

Quando filhotes, os cães de todas as raças devem ser vacinados por meio de um protocolo diferenciado dos adultos. Veja:

  • 60 dias de vida: 1ª dose da vacina V10 ou V8;
  • Entre 81 e 90 dias de vida: 2ª dose da V10 ou V8;
  • Entre 111 e 120 dias de vida: 3ª dose da V10 e a dose única da antirrábica.

Atenção: É necessário esperar 10 dias após a última dose das vacinas, antes de levar seu filhote para passear na rua em segurança.

Curiosidades:

  • Como a função de seus ancestrais Retrievers era levar a caça intacta aos caçadores, os Goldens têm a incrível habilidade de carregar diferentes coisas com a boca, sem necessariamente destruí-las. Alguns animais da raça, quando treinados, conseguem inclusive carregar ovos crus sem quebrá-los!
  • Dois ex-presidentes norte-americanos escolheram cães da raça como companheiros: Gerald Ford e Ronald Reagan.
  • O Golden também é um cachorro famoso no cinema por estrelar vários filmes, como: "Bud - O Cão Amigos" e suas várias continuações, "Quatro Vidas de um Cachorro" e "Meu Amigo Enzo".
  • A raça, anteriormente, se chamava golden flat-coat.
  • No Brasil, é aceito chamá-lo de "retriever dourado".
  • Muitos criadores acreditam que a raça surgiu, primeiramente, do cruzamento de oito cães de circo da Rússia levados para a Inglaterra durante uma viagem.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Pet Liberal