MENU

BUSCA

Gata no cio: o que é, como identificar e o que fazer

Saiba tudo sobre o período fértil dos bichanos

O Liberal

A bichana agindo de forma estranha, inquieta, rastejando no chão, carinhosa… Essas são algumas características do cio, como é chamado o período fértil da gata, ou seja, o momento em que ela está pronta para acasalar e reproduzir.

Em geral, o primeiro cio do animal ocorre quando ele atinge a puberdade, entre 5 e 10 meses de vida. A fase reprodutiva dos gatos pode durar de 4 a 5 cinco dias, com intervalos de duas a três semanas a partir do primeiro. Isso, se ela não engravidar antes, claro. Nesse caso, os ciclos de cio são interrompidos.

VEJA MAIS

Pet Liberal: Por que gatos dormem tanto? Saiba aqui
Alguns felinos chegam a dormir uma média de até 20 horas por dia

Por que os gatos ronronam? Veja alguns possíveis motivos
Prazer, satisfação e até dor são possibilidades; atente-se a comportamentos incomuns; entenda

Pode dar sardinha em lata para gato?
O alimento até pode ser servido ao felino, mas é preciso ficar atento a algumas dicas

Como identificar o cio?

Existem alguns sinais gerais que devem ser observados no comportamento da gata para identificar o cio: uivos, gemidos ou miados além dos normal, é assim que a fêmea chama os machos para o acasalamento; inquietação, como a gata rastejando, se alongando, etc; carinho ou manha excessivos; inchaço na área genital; saídas ao ar livre; a gata pode levantar o bumbum e colocar o rabo de lado, a chamada “posição de acasalamento”.

O que fazer?

Uma gata no cio exige atenção extra, até porque há a possibilidade da felina engravidar e ter filhotes. Nesse caso, se você quer evitar a reprodução, a castração é o caminho para evitar a ninhada indesejada ou inesperada.

 
Pet Liberal