MENU

BUSCA

Dependência emocional em animais: você sabe o que é?

Animais podem se tornar dependentes emocionalmente de seus tutores e isso é extremamente prejudicial para eles

Fabiana Batista

Você sabia que os animais podem se tornar dependentes emocionalmente de seus tutores e que isso é extremamente prejudicial para eles? Pois é, estudos na área da medicina veterinária comprovam que a relação de dependência dos animais pode fazer com que os mesmos desenvolvam diversas doenças como dermatites, estresse, problemas renais e até mesmo a depressão ou ansiedade

VEJA MAIS

“Até o simples ato de colocar roupas e sapatos nos animais pode ser prejudicial. “Tudo tem que ter medida e bom senso. Temos que observar diversos fatores: se o animal não está privado de movimentos ( ele quase não consegue andar); se está muito calor (e você mora em um lugar considerado quente); se a vestimenta está apertada e etc. Não podemos apenas vestir para enfeitá-lo porque achamos bonito ou é moda, sem levar o bem-estar do animal em consideração”.  

Saiba que o que seu filho de quatro patas precisa para se sentir seguro é de cuidados básicos como boa alimentação, passeios periódicos, vacinas regulares e, muito, muito amor. No entanto, os cuidados excessivos (leia-se extremamente exagerados) podem levar o animal à dependência, cuja relação é ruim tanto para tutores, quanto para seus pets.  


Acenda o sinal de alerta!

Se o seu animal só se alimenta se você estiver por perto; destrói objetos durante a sua ausência; chora ou uiva quando está sozinho; segue você pela casa em qualquer situação ou interrompe suas atividades diárias que não o envolvam, acenda o sinal de alerta, ele pode estar emocionalmente dependente. Fique muito atendo a estes comportamentos, pois podem significar uma extrema e nada benéfica dependência. Em geral, animais costumam comer, beber, dormir e até brincar apenas quando sentem vontade. Estas simples ações devem partir de suas necessidades.       

Animais também possuem traumas

Vale lembrar que alguns fatores como abandono e traumas passados contribuem para que o animal apresente estes sintomas. Pets que foram separados da mãe antes da hora também tendem a ser mais ‘grudentos’ com seus donos, animais que foram maltratados e que agora encontraram carinho e segurança em uma pessoa, também podem apresentar estes sinais.

Mas preste atenção, não é que você não possa encher seu animalzinho de beijos, carinhos e cuidados! O que você precisa, é estabelecer uma relação de independência, saber que ele é seu animal de estimação e que você é seu tutor. 
 

Pet Liberal