MENU

BUSCA

Chow-chow: características, cuidados e curiosidades do cachorro

Peludo e imponente, essa raça é bastante fechada e desconfiada com estranhos. Quem deseja ter um Chow-Chow precisa se acostumar com a ideia de que não vai receber muitas visitas em casa.

Maiza Santos

Com aparência de urso de pelúcia fofo e temperamento de cão de guarda, o Chow-chow é um cão de poucos amigos e costuma ser exemplo do ditado “as aparências enganam”. Apesar de ser muito admirado pela beleza, essa raça pode ser agressiva caso não tenha o adestramento certo. Um trabalho intenso de socialização é indicado para que se tornem pets dóceis e que possam acompanhar a sua família humana em qualquer lugar. Conheça as características, cuidados e curiosidades do Chow-chow:

VEJA MAIS

Chow-Chow pode ser criado em apartamento?

O Chow-Chow tem um nível de atividade baixo e pode viver feliz em qualquer casa, incluindo um apartamento ou condomínio.

O que o Chow-Chow não gosta?

O Chow Chow é um cão de personalidade contida. Ele não gosta de carinhos excessivos e muito menos quando o carinho é de pessoas estranhas. Além disso, por ser uma raça reservada e independente, ele não gosta muito de brincadeiras e contato físico. Também não gosta de fazer atividades físicas e prefere ficar deitado na maior parte do tempo, além de ter resistência ao adestramento.

É difícil cuidar de um Chow-Chow?

As principais preocupações com esta raça são problemas oculares, displasia de quadril e alergias. Um Chow-Chow bem cuidado pode viver de 8 a 12 anos. Para manter o pet saudável, o coloque para fazer exercícios físicos. O animal também não deve frequentar a rua antes de tomar as vacinas.

Como deixar o Chow-chow feliz?

Para deixar o seu pet mais feliz, o leve para passear todos os dias e permita que ele conheça outros pets e pessoas. Isso também será importante para a socialização do animal.

Como é o comportamento do Chow-Chow?

O Chow-Chow costuma ser independente e desapegado, mas com o costume e a proximidade, ele escolhe um dos membros da família como o preferido. Essa raça gosta de ficar no seu canto, bem tranquilo. Por isso, ficam bem sozinhos caso o tutor precise ficar um tempo longe.

Esse pet é muito leal e bastante protetor. Por isso, se perceber uma situação de perigo envolvendo um dos tutores, ele mesmo ou a casa, é comum que o Chow-Chow fique alerta e agressivo. Ele não tem o costume de latir, então quando isso acontecer é bem provável que o cachorro queira mostrar algo fora do comum.

Curiosidades 

  • A cor azul da língua do Chow-Chow costuma aparecer a partir da oitava semana de vida. Além disso, se a cor da língua for azul, a raça é considerada pura. Se puxar para o rosa, o pet provavelmente passou por alguma alteração na genética;
  • Antigamente, a pele do Chow-Chow era um artigo de luxo, muito procurada no mercado de roupas;
  • A raça de cachorro Chow-Chow possui mais dentes que as outras raças: são 44, enquanto o normal é 42;
  • O Chow-Chow, raça de cachorro que era usada como cão de guarda e tração, também já foi muito usado para brigar em rinhas de cães;
  • A carne desse pet também era apreciada na alimentação chinesa. Por isso, uma hipótese é que o nome Chow-Chow venha do chinês “xiao”, palavra que significa “alimento”.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Pet Liberal