MENU

BUSCA

Xipaia: Órgãos de segurança atuam para reprimir atentados contra indígenas

Território recebeu reforço na segurança e fiscalização. PF, ICMBio, Força Nacional, Ibama e Funai atuam no interior do Pará

O Liberal

A Polícia Federal informou, na tarde desta sexta-feira (15), que a corporação, juntamente com o ICMBio, a Força Nacional, o Ibama e a Funai, órgãos que mantém trabalhos ostensivos na região de Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, no estado do Pará, no contexto da operação Guardiões do Bioma, estão em ação para reprimir qualquer atentado aos direitos da comunidade indígena Xipaia e infrações a crime ambientais.

VEJA MAIS

MPF no Pará pede ação da Força Nacional contra invasão de garimpeiros em terra indígena Xipaya
Indígenas estariam sofrendo ameaças desde quinta (14) no Médio Xingu, em Altamira: Funai, Ibama, ICMBio, Polícia Militar e Polícia Federal também foram acionados

“Para evitar que haja confronto entre indígenas e garimpeiros, em razão dos possíveis crimes de extração ilegal de minérios na região da Reserva Extrativista do Iriri e possíveis crimes contra a comunidade indígena Xipaia, houve o reforço da segurança e da fiscalização no local”, diz a nota.

Segundo a PF, equipe da Força Nacional que fazia segurança de uma fiscalização do ICMBio na Reserva Extrativista do Iriri, que fica próxima à Terra Indígena Xipaia, já está no local. “Em paralelo, outras equipes da Força Nacional e da Polícia Federal em Itaituba estão em deslocamento, com apoio da Funai, para a mesma região, de forma a reforçar a segurança e combater o garimpo ilegal na Resex do Iriri e na Terra Indígena Xipaia”, finaliza.

Entenda o caso

Indígenas da aldeia Karimãa, do território Xipaya, em Altamira, no sudoeste do Pará, denunciaram por redes sociais a presença de garimpeiros na terra indígena. A invasão se deu no começo da noite desta quinta-feira (14). A denúncia foi feita pela cacica Juma Xipaya, no Instagram. Veja:


A área indígena tem aproximadamente 178,9 mil hectares.

Pará