CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Visita ao Rio exalta presença da Maria na vida dos cariocas

Imagem Peregrina de Nazaré circulou por igrejas de quinta (11) até este domingo (14)

Eduardo Rocha
fonte

 

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, ícone do Círio, concluiu a programação de visitas no Rio de Janeiro, com regresso a Belém previsto para esta noite de domingo (14). Desde quinta-feira (11), a imagem foi conduzida por uma comitiva específica por igrejas e pelas ruas da capital carioca, como ocorreu no 14º Mini Círio na sexta-feira (12).

As visitas da Peregrina dentro de fora do Pará fazem parte da preparação dos fiéis para o grande  momento de fé mariana, o Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro. Na avaliação do presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, padre Francisco de Assis, reitor da Basílica Santuário, a programação no Rio ratificou a devoção dos fiéis à santa.

"Essa peregrinação que nós estamos terminando de fazer aqui no Rio de Janeiro foi uma ocasião muito especial; nós tivemos a possibilidade de sentir a proximidade de todas as pessoas, assim a fé bonita, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, e a gente percebe que já virou tradição e é algo que está consolidado, as pessoas ficam aguardando por esse momento. Então, eu senti muito assim a presença de Nossa Senhora na vida daquele povo e a visita dela certamente trouxe um alento para quem estava com dificuldade e fortalecimento para quem estava precisando", afirmou padre Francisco. Ele ressaltou que "foi um um momento de profunda espiritualidade que nos fez crescer ainda mais na nossa fé e no nosso amor a Nossa Senhora de Nazaré.

Ainda neste domingo, Dia dos Pais, a Imagem Peregrina esteve presente em missa celebrada na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, e em celebração litúrgica na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo. Autoridades e comitiva da imagem reuniram-se em almoço na Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

Semana

A Arquidiocese de Belém abriu neste domingo (14), por meio da celebração do Dia dos Pais nas paróquias, a Semana Nacional da Família. Isso porque a segunda semana (13 a 20) do mês vocacional – agosto -- é dedicada à vocação matrimonial e começa com as comemorações data dedicada aos pais. O mês de agosto é comemorado pela Igreja Católica como o Mês das Vocações, e, em 2022, o tema dele é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema, “Eu vi o Senhor!”.

A programação serve para os fiéis refletirem e orarem por todas as vocações da vida cristã, além de alimentar a consciência vocacional e despertar todos os cristãos para suas responsabilidades na Igreja. Em cada domingo, a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica, a saber: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

A terceira semana, de 20 a 27, é dedicada à Vida Consagrada: religiosos, religiosas, consagrados e consagrados, nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e as novas comunidades renovadas. O Seminário São Pio X, no dia 20, sediará o Festival Vocacional, com Missa, Adoração e programação cultural, entre outras atrações.

A última semana é dedicada à vocação do Cristão Leigo na Igreja, tanto pela sua presença, quanto pelo seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida, é o caso dos catequistas pilar para a educação da fé, ajuda as crianças, os jovens e os adultos. Assim, no quarto domingo de agosto será celebrado o Dia do Catequista. Todo cristão batizado tem por missão ser anunciador, ser um catequista. Paróquias terão programação nesse sentido.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ