MENU

BUSCA

Vice-prefeita de Barcarena relembra histórias e oportunidades na cidade que escolheu para morar

A mineira, natural de Uberlândia, desembarcou no município em 1989 ao lado do falecido esposo Antônio Carlos Vilaça, também mineiro, que mais tarde se tornaria prefeito da cidade

Larissa Costa

A atual vice-prefeita do município de Barcarena, Cristina Vilaça, está entre os moradores da cidade atraídos pela expansão industrial da década de 80 que produziu muitas oportunidades e que somadas ao cenário de paz e belezas naturais, gerou centenas de barcarenenses por adoção.

VEJA MAIS

Cristina assumiu a responsabilidade integral pela empresa familiar quando o esposo ingressou carreira política. Vilaça cumpriu quase dois mandatos como prefeito da cidade e deixou o cargo em 2019, ao sofrer um infarto em casa. “Até mesmo o momento da partida do Vilaça foi um momento indescritível quando a gente vê toda uma população se juntar a você na sua dor, amigos, parentes e familiares pra se despedir. É um momento de dor e de amor que não se apaga”, relembra sobre a comoção dos moradores.

A primeira vice-prefeita de Barcarena conta que o cargo que ocupa hoje tem muito a ver com o legado político deixado pelo falecido esposo e que a carreira política não era uma pretensão, e acreditava que seguiria a vida empresarial. “Fui impulsionada pelo legado. O apelo de toda uma população que ansiava para que pudesse haver a continuidade do trabalho dele. Eu acho que eles reconheciam na minha pessoa essa continuidade. Do meu lado fica o senso de responsabilidade, reconhecimento pelo que ele fez, amor pelas pessoas, por todos aqueles que trabalharam junto com ele pra construir os quase 8 anos de gestão. Esse é um sonho que continua. Tentar fazer algo mais por aqueles que estão em Barcarena e nos ajudaram também a construir o que nós conseguimos fazer durante os nossos quase 30 anos de vida aqui”.

Cristina foi eleita vice-prefeita do município em 2020, mesmo ano em que a filha Sinara Vilaça também ingressou carreira política como vereadora. A empresa da família hoje tem a frente Lara Vilaça filha caçula do casal. “Tudo o que realizamos, a nossa vida e família é uma retribuição para Barcarena da vida que encontramos aqui”, resume.

Para o futuro Cristina Vilaça planeja continuar aprimorando seu mandato como vice-prefeita, priorizando políticas voltadas para as mulheres e geração de emprego, renda e qualificação das pessoas. “Vamos implantar o Instituto Antônio Carlos Vilaça em Barcarena, que irá atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, possibilitando uma nova realidade para elas e suas famílias. Esse é um sonho antigo meu e do Vilaça, e que hoje me sinto preparada para tornar realidade e seguir adiante com nossa história de transformação de vidas em Barcarena”, anuncia.

 

 

Pará