Vídeo mostra policial militar acalmando homem que tentou se jogar de ponte em Marabá
Homem queria se jogar mas foi salvo por transeuntes e resgatado pelo cabo da PM. "Fiz o que aprendi a fazer", disse o cabo Rocha

Uma ação atípica de resgate da Polícia Militar viralizou nas redes sociais nesta semana. Nas imagens que circulam na internet, um policial de Marabá, no sudeste paraense, aconselha e socorre um homem que tinha acabado de tentar se jogar de uma ponte para tirar a própria vida.
Com palavras de consolo, o policial consegue acalmar o homem com a ajuda de outros transeuntes. O caso foi na tarde deste domingo (24), na ponte rodoferroviária, também chamada de Ponte Mista que cruza o Rio Tocantins, e o policial que aparece nas imagens é o cabo Rocha, há 21 anos a serviço do 4º Batalhão (BPM).
"O Niop informou ao telefone sobre esse cidadão, estaria em um rua no bairro de São Felix frente a uma igreja,falando que ia se matar. Eu fui com uma viatura ao local e procurei por ele, mas não encontrei. Meia hora depois, o Niop liga de novo, dizendo que agora ele estaria em cima da ponte, pronto para pular", disse o policial. Ele conta que os bombeiros também já haviam sido acionados, mas como ele estava mais perto, foi de viatura para a ponte.
Segundo o cabo Rocha, um outro cidadão, que também aparece nas filmagens, já tinha interceptado e amarrado o homem que queria se jogar, pois ele estava descontrolado e tentava a todo momento voltar para a beirada. Quando o o policial chegou, ele desamarrou o homem e o tirou de perto da queda. "Falei do Amor de Jesus pra ele. Disse que é importante pra Deus, pros amigos e pra família dele. Ele foi se acalmando, se encostou na mureta, se sentou. Perguntei o que ele tava passando, ele disse que vinha sofrendo de depressão, labirintite, além de outros problemas", conta o PM.
Com o homem mais calmo, ele foi posto na viatura e levado para um posto de gasolina, fora da ponte, onde foi levado por uma viatura dos bombeiros ao Hospital Municipal. Enquanto isso, a PM localizou a família do homem, que tem 55 anos, e comunicou que ele havia tentado tirar a própria vida. Segundo o cabo Rocha, agora, o cidadão está melhor e sendo apoiado pelos parentes.
"Não fazemos mais do que aprendemos a fazer, que é salvar vidas. As pessoas têm uma visão errada da Polícia, mas estamos aqui apenas para salvar vidas. Assim como outros órgãos como os bombeiros e demais instituições públicas", conta o cabo Rocha.
Prevenção
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Por ano, o serviço realiza mais de três milhões de atendimentos em 10 postos pelo telefone 188. A ligação é gratuita.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA