UsiPaz dos bairros Jurunas e Condor já inscreve moradores em serviços
No primeiro dia de funcionamento do complexo, o público buscou por atendimento em odontologia, clínica geral e psicologia, e ainda por matrículas em modalidades esportivas e capacitação em culinária
Moradores dos bairros Jurunas e Condor, em Belém, já estão usufruindo dos serviços disponíveis na Usina da Paz, entregue pelo governador Helder Barbalho na última sexta-feira (21). No primeiro dia de funcionamento, nesta segunda-feira (24), o público foi em busca de atendimento em odontologia, clínica geral e psicologia, e ainda de matrículas em modalidades esportivas e capacitação em culinária.
As inscrições nas modalidades esportivas iniciaram com a modalidade de futsal. De acordo com o TerPaz, nos próximos dias serão abertas as matrículas para natação e outras modalidades. Também iniciarão as inscrições para a sala de gastronomia e atendimento médico e odontológico, além dos agendamentos para emissão de documentos, como RG e certidão de nascimento. O cronograma de atividades e vagas será divulgado nas redes sociais da Usina da Paz.
VEJA MAIS
Para que a população possa se inscrever são necessários originais e cópias dos principais documentos, que são carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, para assistência em saúde é preciso adicionar o cartão do SUS. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).
Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, das 08 às 14 h, e aos domingos, das 8h às 18h, de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.
A UsiPaz Jurunas/Condor fica localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, s/n, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos.
Primeiro dia de inscrições
A camareira Andréia de Sousa, moradora do Jurunas, foi a primeira a conseguir vaga para aulas de futsal. Agora, seu filho de 11 anos vai poder iniciar o sonho de ser jogador de futebol profissional. “Hoje eu vim em busca de realizar esse projeto de futsal que meu filho deseja, porque no momento não estou em condições de pagar a mensalidade de um clube para ele. Hoje, graças a Deus, com a Usina da Paz aqui pra gente, eu pude garantir uma vaga pra ele vir treinar”, disse Andréia, que estará de volta ao complexo multifuncional para assegurar que a filha e o namorado participem das aulas de vôlei que o espaço também vai oferecer. Para ela, o projeto é participar das aulas de dança.
Carmem Rodrigues, doméstica, que reside próximo à Usina, foi caminhando até o espaço, e disse que agora vai ter o que sempre precisou, mas que, por falta de dinheiro, não tinha cesso. “Para mim, isso aqui vai ser o meu plano de saúde, aquele que eu nunca tive, nunca pude pagar. Eu não tenho nada do que reclamar, já fiz tantos exames por meio do TerPaz, que eu nunca ia poder fazer por falta de dinheiro. A Usina vai adiantar ainda mais a vida de muita gente aqui”, afirmou.
Esta é a sétima Usina da Paz entregue pelo governo do Estado, por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), com o objetivo de levar às comunidades vulneráveis transformação social, por meio de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer.