Unidade de Saúde Descentralizada é instalada na 'Casinha do Papai Noel' em Santarém
A Casinha é montada todos os anos no mês de dezembro para levar o lúdico do período natalino e desta vez a estrutura foi mantida para atendimento de pacientes com sintomas gripais.
A estrutura da “Casinha do Papai Noel”, montada em dezembro, pela prefeitura de Santarém, oeste do Pará, imita a realidade de uma casa comum feita de madeira e por esse motivo, o espaço foi reaproveitado para ser uma Unidade de Saúde Descentralizada. A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém informou que os atendimentos às pessoas com sintomas gripais começaram hoje (11), sem data de encerramento.
Outro ponto levando em consideração para manter a “Casinha” foi pela localização, pois está na área da Praça Barão de Santarém, bairro Prainha - área central da cidade.
VEJA MAIS
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Unidade foi instalada após o aumento da demanda de pacientes com sintomas gripais nas duas USD dos bairros Nova República e Santarenzinho.
“Estamos com mais este ponto de atendimento com uma equipe de apoio, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para otimizar os atendimentos que cresceram nas outras duas unidades. O aproveitamento da Casinha como USD evita gastos com novas estruturas e dá a oportunidade de atendimento no centro da cidade”, informou a secretária de saúde, Vânia Portela.
Os casos de gripe aumentam ainda com o grande volume de chuvas registradas na região nos últimos meses. Estas são ocorrências comuns durante o inverno amazônico.
Ainda de acordo com a Semsa, a nova unidade vai funcionar de segunda à sexta-feira de 8h às 17h. Os pacientes com sintomas gripais leves que precisarem de atendimento podem comparecer ao local com documento de identificação e cartão SUS.
A equipe atuará com avaliação médica, notificação para monitoramento, dispensação de medicamentos e aferição de sinais vitais com orientações de prevenção e cuidados.