CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA votará resolução contra assédios na instituição na segunda-feira

Conselho Universitário apreciará proposta que prevê punições e canais de denúncia

Redação integrada de O Liberal

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá votar na próxima segunda-feira (16) a proposta de resolução que poderá dispor sobre normas e procedimentos a serem adotados em casos de assédio moral, sexual e outras formas de preconceito ocorridos na instituição.

A votação da proposta ocorrerá a partir das 9h, em reunião ordinária do Consun. O relator da proposta será o professor José Heder Benatti. O documento foi elaborado pelo Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes), em parceria com a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) da Reitoria da UFPA, representada pela professora Zélia Amador de Deus.

O Sindtifes está convidando alunos, professores e servidortes da UFPA a participarem da sessão, para pressionar os representantes dp Consun a aprovarem a nova política. O texto é constituído de 19 artigos que determinam, entre outras coisas, que instâncias são responsáveis por receberem denúncias e as punições que podem ser atribuídas a assediadores.

Um desses itens é o artigo 16, que trata do direito de transferência aos servidores que denunciam assédios. "Caso haja necessidade de preservação da integridade da vítima durante o período da sindicância ou processo administrativo disciplinar, a autoridade competente poderá solicitar a remoção da vítima ou do/a acusado/a de sua unidade/órgão de origem, em caráter provisório ou, se for o caso, definitivamente", diz o texto.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ