UFPA abona faltas de alunos por causa de alagamentos em Belém

Instituições de ensino superior mudam agendas e rotinas por causa das chuvas

Redação integrada der O Liberal
fonte

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) informou na tarde desta quinta-feira (12) que as faltas de estudantes serão perdoadas esta semana, em virtude dos alagamentos e fortes chuvas registradas em Belém.

Segundo a UFPA, as ausências nas atividades registradas entre segunda (9) e sábado (14) deverão ser abonadas. "As unidades que optarem por suspender as atividades poderão reprogramá-las em datas e horários compatíveis com o calendário acadêmico de cada curso", disse a instituição em nota. Veja os alagamentos de hoje na capital:

Os alagamentos foram registrados esta tarde também no campus Guamá da UFPA. Porém, a Pró-Reitoria de Ensino informou que cada faculdade é autônoma e cada uma delas está se manifestando individualmente sobre a realização das aulas. A UFPA possui 12 campi e polos universitários em várias cidades - o que faz com que as aulas sigam mantidas em outros municípios e na capital.

A Prefeitura da UFPA já confirmou que os alagamentos ocorridos nesta segunda, quarta e quinta-feira "são inerentes à essa época do ano", e que o campus Guamá sofre influência da flutuação das marés do rio Guamá e dos igarapés que cercam a região do Tucunduba. A UFPA garantiu, porém, que "apesar dos transtornos vividos por pedestres e motoristas, não houve relato de dano ao patrimônio material da UFPA".  Segundo a instituição, os alagamentos desaparecem assim que a maré recua.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) confirmou no fim desta tarde de quinta que também suspendeu as aulas da tarde e noite em seu Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I, no Telégrafo. A Uepa tem instalações também no Marco e Guamá.

A universidade diz que ainda confirmará se a suspensão das aulas se manterá nesta sexta-feira (13) no campus I. A universidade ainda se pronunciará sobre como fica a agenda dos demais núcleos nesta quinta (12) e sexta-feira (13). Veja imagens dos alagamentos de quarta:

Aulas suspensas na Doca


Algumas universidades e faculdades privadas confirmaram suas agendas de funcionamento para esta quinta. A Estácio confirmou que a sua unidade na Doca de Souza Franco (na rua Municipalidade, Umarizal) cancelou as aulas na tarde desta quinta-feira (12), justamente por causa dos riscos de alagamentos na Doca de Souza Franco.

Porém, a instituição disse que as atividades serão retomadas a partir das 17h, com aulas normais no período noturno. A redação integrada de O Liberal apura como fica a agenda de outras instituições de ensino.

A Universidade da Amazônia (Unama) suspendeu aulas em algumas unidades durante o temporal registrado na segunda-feira (9). O mesmo se repetiu ontem. A universidade segue com atividades paralisadas em todos os seus campi.

As aulas foram suspensas, no turno da tarde e noite, no Centro Universitário Fibra. Na Doca, a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Unifamaz) e a Escola Superior da Amazônia (Esamaz) também estão com aluas suspensas nos dois turnos, nesta quinta-feira (12).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ