Uepa vai exigir comprovante de vacinação contra covid-19 de estudantes, servidores e visitantes
Caso a pessoa não apresente o comprovante de vacinação, deverá apresentar um exame RT-PCR feito em até 48 horas antes
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que servidores, estudantes e visitantes terão de apresentar comprovantes de vacinação para entrar em qualquer um dos campi da instituição em todo o estado. Caso não haja comprovação, será necessário apresentar um exame negativo tipo RT-PCR, feito em até 48 horas. Ou ainda, um exame que comprove impedimentos para vacinação.
Quem não tiver o comprovante impresso, pode apresentar os certificados emitidos pelo aplicativo ConecteSUS ou pelo app "Passaporte da Vacina Pará", desenvolvido pelo Governo do Estado. Essas medidas, como explica a vice-reitora da Uepa, professora doutora Ilma Pastana, são em cumprimento à lei estadual 9.369/2021 e ao decreto estadual nº 2.044/2021.
Apesar de ambientes e atividades educacionais não estarem incluídas no decreto, a universidade, explica a vice-reitora, é ums instituição pública com serviços para uma comunidade ampla. "Segundo o decreto, todas as pessoas que usarem os serviços, terão de apresentar o passaporte da vacina", completou.
Luciana, aluna de pós-graduação da Uepa, "acho medida extramente necessária, pois vimos os casos de covid-19 aumentando porque as pessoas ou não estão tomando as doses de reforço ou nem a primerar dose. Entrão essa medida nos faz sentir seguros nos ambientes", comentou.
Esta medida é destinada a servidores públicos efetivos, comissionados e temporários, empregados públicos, e estagiários, de atividades essenciais e não essenciais, lotados na Reitoria e em todos os campi da Uepa. Os alunos de graduação e pós-graduação também devem apresentar o comprovante de vacinação às coordenações dos cursos. Já os visitantes deverão apresentar o documento na portaria dos campi da Uepa.