MENU

BUSCA

Uepa abre inscrições para o Forpeja; o cursinho prepara alunos para o Encceja 2024

O cursinho está disponível nos municípios de Moju, Vigia e Belém. Serão aulas presenciais e gratuitas

Vitória Reimão

Estão abertas as inscrições para o Forpeja, cursinho preparatório que é organizado pelo Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Há vagas nos municípios de Moju, Vigia e Belém. As aulas são direcionadas aos jovens e adultos que vão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2024 (Encceja).

Os interessados que desejam participar do cursinho em Belém devem realizar as inscrições por meio de um formulário online. Em moju, os estudantes devem entrar em contato por telefone, para pedir informações sobre a matrícula: (91) 98756-7357/99355-0978. Já os interessados em Vigia, devem procurar o campus da Uepa no município.

VEJA MAIS:

Pará tem mais de 5.200 custodiados inscritos no Encceja PPL 2023
O balanço foi divulgado pela Seap nesta quinta-feira (17)

Provas do Encceja 2023 são aplicadas neste domingo em todo o país
Ao todo, 1.104.146 participantes estão inscritos no exame, dos quais 193.572 buscam a certificação para o ensino fundamental e 910.574 para o ensino médio.

Encceja: Inep disponibiliza apostilas para estudo
Exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada

O Forpeja oferece aulas de Ciências, Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), além de História, Geografia, Artes e Ed. Física, que são matérias solicitadas para a prova. A iniciativa é submetida ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e oferece a preparação de quem deseja concluir o ensino fundamental. 

A modalidade possui os maiores índices de evasão na educação brasileira, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). “Apesar de tudo, é recompensador ver os estágios de evolução dos alunos. Vê-los recomeçando e ressignificando os sonhos que estavam adormecidos. São pessoas que tinham saudades de estar em uma sala de aula, de escrever. Eles se desafiam muita a crescer”, diz a supervisora do Forpeja, Ranyelle Muniz. 

O cursinho, em Belém, realiza as aulas nas terças, quartas e quintas, no horário das 18h30 até às 21h30. O Forpeja acontece no Campus I, localizado na Djalma Dutra, entre Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do caderno de Cidades)

Pará