VÍDEO: Tromba d'água assusta moradores de Juruti, oeste paraense
Fenômeno foi registrado na manhã desta quinta-feira (30)
Na manhã desta quinta-feira (30), uma tromba d 'água - fenômeno meteorológico que consiste na formação de uma coluna giratória composta por vapor e água - assustou os moradores do distrito de Juruti-Velho, em Juruti, no oeste do Pará. Segundo relatos dos moradores, antes da tromba surgir, houve uma forte ventania. O fenômeno, que durou menos de 3 minutos, não deixou vítimas ou danos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tromba d'água está associado à presença de nuvens ‘cumulus’ e ‘cumulonimbus’, geralmente de característica mais densa, contorno bem delineado, que se formam em ar instável, sobretudo na baixa troposfera, e surgem em blocos ou glóbulos isolados ou agrupados. Quando crescem verticalmente em pilha até grandes altitudes constituem cumulonimbus.
Esta não é a primeira vez que cenas incomuns acontecem no município. Em julho deste ano, outro fenômeno chamou atenção na região, a "nuvem prateleira" ("shelf cloud", em inglês). A nuvem, com características em forma de uma grande onda, foi vista de qualquer lugar da cidade. Na Meteorologia, as nuvens prateleiras precedem um uma tempestade ou temporal, mas só acabam sendo visíveis em condições específicas.