MENU

BUSCA

Tentativas de homicídio contra policiais federais e servidores do ICMBio são investigadas pela PF

Os ataques ocorreram durante uma operação contra garimpos ilegais em abril deste ano

Maiza Santos / Especial para OLiberal

A operação denominada Dever Legal foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (08) e investiga suspeitos que estariam envolvidos com garimpos ilegais e com a tentativa de homicídio contra policiais federais e servidores do ICMBio. As autoridades cumprem, ainda, quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, todos no município de Itaituba.

VEJA MAIS

Polícia Federal põe fim a garimpo ilegal de ouro em Canaã dos Carajás
A área próxima ao rio Parauapebas já foi alvo de outras operações das autoridades

PF e Ibama desmobilizam garimpo ilegal que poluía rio de Curionópolis
No local, foram apreendidas duas escavadeiras, dois motores estacionários e dois mil litros de combustível

Conforme as autoridades, em abril deste anos, durante a inutilização de instalações e maquinário para reprimir garimpagem ilegal em Unidades de Conservação federais, em uma das regiões de garimpo do municipio, policiais federais e servidores do ICMbio foram emboscados. As investigações indicam que os envolvidos com crimes ambientais e que seriam donos dos locais alvos da ação teriam realizado disparos contra os agentes.

Os suspeitos são investigados, dentre outros ilícitos, por usurpação de patrimônio da União, crimes ambientais diversos e tentativa de homicídio qualificado. Segundo a Polícia Federal, caso os acusados sejam condenados, as penas somadas podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

Dupla rouba avião em garimpo do Pará e faz pouso forçado próximo ao Amazonas
Após render o piloto, os criminosos voaram por 1 hora e 30 minutos e precisaram fazer um pouso emergencial próximo à fronteira com o Amazonas

Em Altamira, Operação da PF combate extração ilegal de minério às margens do rio Xingu
Foram destruídos balsas e motores utilizados no crime

Pará