MENU

BUSCA

Sistemas agroflorestais beneficiam famílias ribeirinhas em Oriximiná

Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAF’s) implantado no município de Oriximiná, oeste do Estado, incentiva a geração de renda e segurança alimentar às famílias ribeirinhas

Ascom/MRN

Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAF’s) implantado no município de Oriximiná, oeste do Estado, incentiva a geração de renda e segurança alimentar às famílias ribeirinhas, além da promoção da sustentabilidade econômica e ambiental. De responsabilidade da Mineração Rio do Norte (MRN), cinco comunidades do município, que totalizam 29 famílias, são beneficiadas pelo projeto. O SAF’s apresenta uma alternativa de restauração ambiental, associando as produções de espécies arbóreas, agrícola e avicultura para as comunidades escolhidas.

VEJA MAIS

 “Serão realizados cursos de horticultura, fruticultura, produção de mudas, manejo de sementes e solo, manutenção de equipamentos, por exemplo, que são voltados para um suporte mais técnico aos agricultores, além das visitas técnicas para acompanhar o desempenho das plantações”, explica Juliana Mello, executora do projeto pela empresa Florestas, consultoria contratada pela MRN para dar assistência técnica às comunidades.

Os participantes do projeto também recebem auxílio para melhorar os processos de produção e vendas, entre eles cursos de precificação, empreendedorismo e manipulação de alimentos. Além de oficinas de produção de doces, geleias e licores, desidratação de frutas, com comercialização de produtos em feiras e mercados, que aprimoram todo esse trabalho e movimentam a economia da região.

Pará