MENU

BUSCA

Segup deflagra operação “Proclamação da República”

O trabalho integrado dos órgãos estaduais tem como objetivo garantir mais segurança nas principais praias e balneários do Estado

O Liberal

Foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) a operação “Proclamação da República”, que tem como objetivo garantir maior tranquilidade e segurança aos frequentadores e turistas que se deslocarem para as principais praias e balneários do interior do Estado no feriado prolongado. As ações finalizam na próxima terça-feira, 16.

O trabalho integrado dos órgãos estaduais contará com um reforço no efetivo de quase 1.000 agentes das forças de segurança, além de 94 viaturas e ainda com a presença do Regimento de Polícia Montada (cavalaria). A operação contemplará também a região metropolitana de Belém, bem como 28 municípios do Estado.

“Sabemos que muitos paraenses vão para os balneários se divertir. Pensando nisto, o Sistema de Segurança do Estado planejou o deslocamento de quase mil agentes para o interior cobrindo cerca de 28 localidades, especialmente as que são as mais procuradas pela população. Nesses locais os órgãos de segurança pública planejaram ações tanto isoladas, de competência de cada instituição, quanto ações integradas”, ressaltou o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas.

Dentre as ações a serem realizadas está a operação de controle de fluxo, de caráter preventivo na entrada e saída de Belém, assim como ao longo das rodovias federais e estaduais. Outra ação será a “Lei Seca”, para identificar condutores que estejam conduzindo veículos sob o efeito de álcool ou entorpecente.

As equipes também fiscalizarão a poluição sonora de veículos e estabelecimentos comerciais, desenvolvendo atividades de natureza educativa, preventiva e repressiva. Práticas de cunho ambiental, social, lazer e turismo também fazem parte da operação “Proclamação da República”, com responsabilidade de órgãos estaduais parceiros.

“Teremos dentre as atividades desenvolvidas a operação “Lei Seca” atuando nas estradas com apoio das Polícias Civil, Militar, do Detran e Polícia Rodoviária. Fiscalização também dos estabelecimentos para impedir a presença de crianças e adolescente em situação de risco nesses locais, além de verificar a legalidade dos mesmos. Teremos, ainda, as fiscalizações para verificar o cumprimento dos requisitos do decreto do Governo do Estado em combate à covid-19, pois ainda precisa ser monitorado e obedecido para que possamos, cada vez mais, conter a proliferação do vírus no nosso território”, pontuou Mascarenhas.

Pará