São Miguel do Guamá: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer
A dica de lazer para o final de semana paraense é São Miguel do Guamá; saiba os detalhes de como ir
Se tem uma coisa que todo paraense gosta é de curtir a época de veraneio sem precisar ir muito longe da capital para se divertir, seja em balneários, cachoeiras ou só conhecendo os atrativos ao ar livre dos municípios. Pensando nisso, a dica de lazer para o final de semana do Oliberal.com é São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará. A região, banhada pelo Rio Guamá, é conhecida por suas belezas naturais e históricas, uma ótima opção para curtir em família. Veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer para desfrutar dos atrativos da cidade.
O que fazer em São Miguel do Guamá?
Orla - Complexo Beira Rio
O mais belo e novo cartão postal de São Miguel do Guamá é o famoso Complexo Beira Rio, composto pela modernizada orla da cidade, o Centro Cultural e a Praça Licurgo Peixoto. O local é uma ótima opção para quem deseja passear no fim da tarde, praticar atividades físicas ao ar livre ou levar a criançada para se divertir às margens do rio.
Cachoeira do Apolônio
Para quem não abre mão de curtir um momento de pura aventura e diversão, a Cachoeira do Apolônio é o lugar ideal para apreciar os atrativos naturais que a cidade tem para oferecer aos turistas. A região fica localizada no Ramal do Acari, a cerca de 10 minutos do centro, e oferece aos visitantes um igarapé sob formações rochosas, corredeiras, bar e restaurante.
Balneários
A região do nordeste paraense é repleta de balneários e com São Miguel do Guamá não seria diferente. Entre as opções de lazer para os veranistas está o Balneário Quarentinha, a cerca de 12 minutos da cidade. O ambiente é ideal para quem quer dar aquele mergulho de igarapé. Outras duas opções para quem quer se divertir em águas geladas é o Balneário Domingos Carneiro e a Prainha.
Parque Ambiental
O Parque Ambiental de São Miguel do Guamá é uma espaço aberto ao público, com uma área de 3 hectares repleta de árvores frutíferas como o cupuaçuzeiro, cacaueiro, jambeiro e taperebazeiro, alternativa para quem busca lazer e turismo ambiental. O horário de funcionamento é de 8h às 18h, de terça-feira a domingo.
Casa do Padre

O Amazônia Hotel é uma hospedagem para quem busca calmaria, segurança, conforto e economia. O hotel oferece aos clientes café da manhã, quartos com frigobar e ar condicionado.
Hotel Rio Guamá
Uma das acomodações mais conhecidas e sofisticadas da região é o Hotel Rio Guamá. Um lugar hospitaleiro para aqueles que não abrem mão de acomodações com uma boa estrutura.
Onde comer em São Miguel do Guamá?
O Marina Lounge é um ambiente ideal para conhecer e saborear a gastronomia regional em meio a natureza. O restaurante oferece no cardápio opções diferenciadas, como a pizza ribeirinha de filé, o filhote à paraense e a famosa pescada amarela com crosta de castanha do Pará, tudo isso com uma bela vista para o rio.
Opções de restaurantes
- Restaurante Bacabeira: Comida Caseira.
- Churrascaria Vitório: Churrasco.
- Fast Food: Pizza, hambúrguer e refeições variadas
- Tacacá da Nazaré: Comida típica.
- Restaurante Dauê: Buffet.
- Sabor & Arte: Pizza e comidas variadas.
- Curral Pub: Bar e lanches em geral.
- Chiquinho: Sorvetes.
- Doce Momento: Bolos e Brownie.
Veja outros lugares para conhecer no Pará
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)