MENU

BUSCA

Resultado da consulta prévia eleitoral à reitoria da UFPA sairá depois das 22 horas

Quinze mil já votaram, mas o Conselho Universitário da instituição é que indicará a lista tríplice para definição

Dilson Pimentel

Quinze mil estudantes, professores e servidores já votaram e a previsão é que, a partir das 22 horas desta terça-feira (30), se conheça o nome da pessoa que a comunidade acadêmica tem preferência para ser o próximo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). A informação foi dada, na manhã desta terça-feira, pela professora Jane Felipe Beltrão, presidente da Comissão Organizadora da Consulta (COC).

A consulta prévia à comunidade universitária, para a escolha de reitor(a) e vice-reitor (a) da UFPA para o quadriênio de 2020-2024, começou nesta segunda-feira (29). Docentes, técnico-administrativos e discentes da Instituição, de maneira paritária, manifestaram a preferência de quem desejam ter como gestores da UFPA nos próximos quatro anos.

O processo se dá por meio do SIG-Eleição (Sistema Integrado de Gestão da UFPA - Módulo Eleição), que foi aberto para votação das 9h desta segunda-feira (29) às 21h desta terça (30).

Depois que encerrar a votação, serão feitos todos os procedimentos requeridos pelo sistema de informação e, também, vão ser gerados relatórios. “Isso deve demorar de uma hora a uma hora e meia”, explicou a professora Jane.

Consulta prévia auxilia lista tríplice


Essas informações vão ficar à disposição da comunidade acadêmica, e também da sociedade, no site Consulta UFPA 2020. A professora explicou que a consulta prévia auxilia o Conselho Universitário a fazer a lista tríplice para a escolha do reitor.

“Neste momento, quase 15 mil pessoas já votaram”, disse. Ao todo, são 2.899 professores, mais de 2.445 técnico-administrativos e mais de 40.260 alunos na UFPA. “Tudo está correndo dentro dos conformes. É a terceira vez que presido a comissão. E, até agora, não ocorreu nada que tenha saído fora do que se viu nas eleições anteriores. Desta vez há apenas duas chapas concorrendo. Na eleição passada, eram cinco chapas”, disse. Antes, os debates eram ao vivo. Agora, e por causa da pandemia, a apresentação das propostas ocorreu de forma virtual.

Durante o período de 36 horas disponibilizado para a consulta, o SIG-Eleição funcionará como uma cabine de votação eleitoral. É necessário acessar o ambiente por meio de login e senha do sistema SIG da UFPA (SIGAA, SIGRH, SIPAC). No sistema, estarão listadas as chapas concorrentes e suas respectivas numerações.

Ao clicar em “Entrar na cabine”, o votante poderá indicar a sua escolha de forma similar ao que faria em uma urna eletrônica. Trata-se de um processo simples, que pode ser conferido previamente no manual disponibilizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA.

Qualquer intercorrência durante o pleito deve ser registrada à Comissão Organizadora da Consulta (COC) pelo e-mail consulta2020@ufpa.br. A reunião do Conselho Universitário (Consun) para elaboração da lista tríplice está marcada para o próximo dia 14 de julho.

Pará