MENU

BUSCA

Publicação usa nome da Sespa para divulgar caso falso do novo coronavírus

É uma peça montada e que não foi publicada em nenhum canal oficial da Sespa. Mesmo assim, a potoca foi divulgada em redes sociais digitais como sendo verdadeira.

Victor Furtado

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, na manhã desta quarta-feira (1º de abril), que existe uma publicação falsa, falando de um caso de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (sars-cov-2), circulando nas redes sociais digitais e aplicativos de mensagens. Pelo Twitter, o órgão desmentiu a publicação, que aponta uma pessoa de Oriximiná doente e vindo a Belém.

 

 

Trata-se de uma montagem, usando toda a identidade visual do órgão. Não há caso confirmado em Oriximiná e nem existe a tal paciente de 38 anos. O número de casos confirmados na publicação falsa diz que são 38 casos confirmados. No entanto, na atualização, às 18h30 desta terça-feira (31), eram 34 casos confirmados. Ainda que fosse verdade, o número de casos atualizado seria 35. E somente às 11h15 desta quarta-feira, a Sespa confirmou que são 40 casos. E não há nenhuma pessoa de Oriximiná.

É primeiro de abril e muitas pessoas precisam ficar atentas a todo tipo de potoca que receberem hoje, sobretudo as envolvendo o novo coronavírus. Há uma intensa campanha de sabotagem às medidas de distanciamento social temporário (quarentena). Coisas que internautas, sem terem muito o que fazer na quarentena, fazem apenas para atrapalhar o cuidado global com as medidas de prevenção contra a doença.

As informações usadas pela Redação Integrada de O Liberal e veículos de imprensa sérios são oficiais, dos órgãos de saúde. Ao receber informações atribuídas ao Ministério da Saúde, ou secretarias estaduais e municipais, é importante conferir a fonte pessoalmente.

Pará