Projeto solta um mil quelônios no Oeste do Pará
Ação integrada por comunitários e instituições tem protegido animais na região

Um mil quelônios foram soltos na natureza no sábado (11), na Região Oeste do Pará, como parte das ações do Projeto Quelônios nas Águas. O projeto é desenvolvido voluntariamente por comunitários de Correio do Tapará com a parceria da Prefeitura de Santarém e instituições. Dessa ação no final de semana participaram dirigentes e técnicos da Câmara Municipal Santarém, Colônia de Pescadores Z-20, Instituto de Pesquisa da Amazônia/Baixo Amazonas (Ipam/BAM) e Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema). O conjunto de ações surgiu depois que as famílias da região observarem a diminuição das espécies nos rios e lagos da localidade. Cerca de 8 mil quelônios já foram reintegrados à natureza.
A soltura dos animais também objetivou mostrar às novas gerações a importância da preservação da vida em ecossistemas naturais. Como informou a coordenação do projeto, desde o início da captura dos animais, há cinco anos, até a última soltura, milhares de filhotes já foram devolvidos ao Rio Amazonas.
"O Projeto é desenvolvido pelos próprios comunitários de Correio do Tapará de forma voluntária. A partir de setembro de cada ano, quando as espécies começam a desovar nas praias da localidade, os comunitários levam os ovos para um berçário artificial. Daí, são acompanhados até os filhotes nascerem, deixamos num tanque e oito meses depois realizamos a soltura no Lago Kuriquara, aqui da nossa comunidade", contou o coordenador do Projeto João Mário Sousa.
Conscientização
A própria Comunidade Correio do Tapará, assim como outras regiões da Amazônia, sofre com crimes ambientais como a pesca predatória. Daí porque, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (Semma) ter montado operações para combater a problema. A titular da Pasta, Vânia Portela, destacou: "Já estivemos em várias ações de fiscalização nesta área com os órgãos de segurança. Fizemos, inclusive, a apreensão de material de pesca e resgate de animais. Estamos trabalhando nas comunidades o fortalecimento da preservação com a distribuição de placas e atividades de educação ambiental".
Para o prefeito Nélio Aguiar, "a participação comunitária está de parabéns". "Eles próprios têm tomado a iniciativa com a execução de projetos, a exemplo da preservação dos quelônios e outras comunidades de Santarém que têm trabalhado espécies como o pirarucu e o tambaqui. É importantíssimo o envolvimento de todos para a consciência ambiental", arrematou.
O projeto Quelônios nas Águas, de iniciativa dos moradores da comunidade, é desenvolvido desde 2012 e tem como finalidade contribuir com a preservação de quelônios na região.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA