MENU

BUSCA

Programa tenta mudar jeito de ensinar em Barcarena

O programa Melhoria da Educação, do Itaú Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou uma série de encontros formativos para levar os educadores a fazer da sala de aula um grande palco de aprendizagem

Igor Wilson

Um programa de formação de professores e gestores está mudando o jeito de ensinar português e matemática para alunos das séries iniciais das escolas municipais de Barcarena. O programa Melhoria da Educação, do Itaú Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou uma série de encontros formativos para levar os educadores a fazer da sala de aula um grande palco de aprendizagem, com o protagonismo tanto de estudantes quanto de professores.      

As etapas do programa estão em andamento desde abril deste ano, com reuniões presenciais entre educadores do 1º ao 5º ano. A escolha das séries abrangidas veio depois que o Melhoria da Educação realizou uma avaliação diagnóstica e identificou as necessidades de aprendizado dos alunos nas disciplinas de português e matemática. A partir daí, os professores passaram a receber formações específicas para enriquecer a didática e a dinâmica em sala de aula. Os primeiros resultados são animadores.

“Durante todo o ano os docentes já estão nos preparativos e testes com os alunos. Para criar e adaptar novos métodos, os professores trabalharam muito nesse ano. Tivemos encontros mensais com formação continuada, oferecida pela secretaria municipal. Esse foi um passo importante para definir o que vai ser feito a partir de agora. Os formadores municipais puderam discutir essas novas técnicas com a prefeitura, e a partir disso foram implantadas em sala de aula”, diz Manoel Júnior, professor de Matemática e um dos coordenadores do programa.

A julgar pelos alunos, a expectativa pelo início do próximo ano letivo é a melhor possível. Durante todo o ano foram realizadas atividades experimentais das novas metodologias. O contato com essas novas formas de aprender despertou o interesse genuíno de alunos de todos os tipos. Ao invés de giz e quadro, os alunos puderam aprender com materiais recicláveis, tabuleiros e equipamentos lúdicos construídos em sala de aula e muito mais. 

“Com as novas formas os alunos conseguiram identificar e memorizar de forma muito mais tranquila conceitos matemáticos como aresta, vértice, face. Dessa mesma forma, fazemos com todas as unidades tematicas: números, geometria, álgebra, grandezas e medidas, probabilidade e estatistica. Todas essas unidades são trabalhadas com esses novos métodos”, diz professor Manoel. 

ATÉ 2024 A MUDANÇA ESTÁ FEITA

O programa Melhoria da Educação para a formação dos professores começou em Barcarena este ano e prosseguirá até 2024. “Barcarena é um terreno de professores muito comprometidos com a aprendizagem dos estudantes”, disse a consultora em gestão Ladjane Torres, do IQE, instituto parceiro do programa. “A gente acredita muito que uma educação de qualidade, uma educação pública de qualidade, que garante a aprendizagem dos alunos, perpassa, sim, por uma formação atualizada dos professores”.

MELHORIA NA EDUCAÇÃO 

O programa atende a diversos municípios brasileiros desde 1999. O objetivo é desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes, para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional.  

O programa incentiva as reuniões de docentes e poder público, e após esta fase vem a implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, o projeto esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e três milhões de estudantes beneficiados. 

Pará